2ª edição da Black XP inspira estudantes da rede pública em festival afrofuturista em Salvador
Nos dias 28 e 29 de novembro, a Black XP, promovida pela Aimo Tech, retorna em sua segunda edição, integrando o Festival Afrofuturismo. Voltado para estudantes do 8º e 9º ano da rede pública de Salvador, o evento tem como foco o desenvolvimento de jogos e inovação tecnológica, e acontecerá de forma híbrida.
Após uma transmissão ao vivo de abertura no dia 27, as atividades do dia 28 serão online. No dia 29, à tarde, a Casa Vale do Dendê, no Pelourinho, será palco da apresentação dos jogos criados pelos participantes. Os três melhores projetos serão premiados com kits contendo tablets, celulares e periféricos.
“É uma oportunidade de mostrar aos jovens da Educação Básica que a tecnologia e o desenvolvimento de jogos são caminhos reais e acessíveis para suas carreiras,” explica Tata Ribeiro, idealizadora da Black XP e sócia-fundadora da Aimo Tech. Artista visual e pesquisadora em Tecnologias Educacionais, Tata é uma referência na promoção da diversidade no universo dos games e tecnologia.
Mel Campos, criativista e designer estratégica que também colabora na organização, reforça a importância do evento: “Estamos criando futuros diversos e plurais. É essencial que jovens reconheçam suas potências criativas e enxerguem o impacto que podem gerar no mundo.”
Com patrocínio da SEMDEC e Ford, e apoio da Vale do Dendê e da Rarum, a Black XP promove um espaço de inclusão, equidade e inovação. O evento busca inspirar a juventude a explorar o desenvolvimento de games como uma carreira promissora e reflete as aspirações de uma nova geração de criadores.