Abril Azul: Apae Salvador promove exposição e ações especiais sobre o Autismo

Como parte das atividades do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Apae Salvador realiza uma programação especial voltada à inclusão e à valorização da neurodiversidade. A principal atração é a exposição “Arte de Rua: A Voz do Coletivo”, que estará aberta ao público a partir desta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, até o dia 30 de abril, na Biblioteca Pública Juracy Magalhães Júnior, no bairro do Rio Vermelho.

A mostra é resultado do trabalho criativo de pacientes do Coletivo de Artes Visuais da instituição e tem como inspiração a arte urbana. Segundo o coordenador de Artes da Apae Salvador, Antônio Marques, o projeto busca dar visibilidade às expressões artísticas de pessoas com TEA. “A exposição promove um espaço de empoderamento, destacando a importância da inclusão e do respeito à neurodiversidade”, afirma. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Além da exposição, a Apae Salvador também promove outras ações para marcar o Abril Azul. Nesta quarta (2), um dos pacientes do Centro Especializado de Reabilitação (CER) fará uma visita à Central de Comando da CCR Metrô, vivência que fortalece o processo de inclusão social. Já na sexta-feira (4), pacientes e familiares das unidades São Joaquim, Ceduc, CER Coutos e CER Cajazeiras participarão de uma Sessão Especial no Circo Kroner, na Avenida Paralela.

A Apae Salvador atualmente atende cerca de 670 pessoas com TEA em suas unidades. O ingresso nos serviços de reabilitação ocorre via agendamento pela Central de Regulação, conforme demanda e disponibilidade.

Com arte, cultura e experiências significativas, a instituição reforça seu compromisso com o acolhimento, o respeito às diferenças e a ampliação de espaços de expressão para pessoas com autismo.