Agosto Dourado: descubra a importância, como e onde doar o leite materno

Em celebração ao “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a TV Subaé e a TV Sudoeste, afiliadas da Rede Bahia, realizam campanha de conscientização sobre a importância da doação de leite materno.

A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”, por ser o mais completo para os bebês em seus primeiros meses de vida, já que possui todos os nutrientes e fatores imunológicos que protegem os bebês de doenças mais sérias.

De acordo com informações divulgadas pela Rede Global de Leite Humano (rBLH), os bebês prematuros e/ou com patologias que se alimentam de leite humano, no período de internação na UTI neonatal, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.

Como esse leite não pode ser produzido artificialmente, a sua doação é importantíssima para bebês que por algum motivo não tenham acesso ao leite de suas mães. A cada litro coletado de leite materno doado pode atender até 10 recém-nascidos.

Quem pode doar:

Qualquer mulher que amamenta, bastando ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Como doar:

Entre em contato com um banco de leite humano mais próximo de você para realizar a triagem e o cadastro. Depois será preciso apresentar os exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite ordenhado. Você receberá o material e as orientações necessárias para a extração e armazenamento.

Onde doar:

Pontos de doação da TV Subaé:

Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher – Inácia Pinto dos Santos
Endereço: Rua da Barra, 705 Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana.
Contato: (75) 3602-7156

Banco de Leite do Hospital Estadual da Criança
Endereço: Avenida Eduardo Fróes da Mota- Hospital Estadual da Criança, s/n 35 BI, em Feira de Santana
Contato: (75) 3602-0630

Ponto de doação da TV Sudoeste: