Ailton Ferreira: a luta contra a intolerância religiosa e racial no Multiálogos

Nesta semana, o Multiálogos traz como entrevistado Ailton Ferreira. Reconhecido por sua militância em nossa cidade, Ailton tem um trabalho incrível contra a intolerância religiosa, na defesa do diálogo inter-religioso e na militância negra. Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela UFBA, Ailton sempre contribuiu grandemente para a nossa sociedade com seu compromisso inabalável com a justiça social e a igualdade.

Nascido em São Paulo, o professor de história e atualidades possui o título de cidadão baiano e inicia o bate-papo no Multiálogos descrevendo sua inspiradora trajetória. Ailton conta sobre seu início acadêmico na Economia na Universidade Católica, e como sua paixão pela Sociologia o fez mudar de rumo para cursar essa área na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante a entrevista, Ailton relembra histórias das situações de racismo que já enfrentou, como ser abordado por seguranças em festas importantes da cidade e ser parado em blitz policial sem motivo aparente. Seus relatos oferecem uma visão profunda e pessoal das dificuldades enfrentadas pela população negra e destacam a importância de seu trabalho na promoção da igualdade e justiça social.

Com uma trajetória marcada pela luta pela igualdade e dignidade da população negra e das pessoas em situação de vulnerabilidade, Ailton revela que seu interesse pelo assunto surgiu ao perceber que as desigualdades iam além das questões sociais, estendendo-se profundamente às questões raciais: “Eu comecei a perceber que, além da pobreza geral, tinha um dado específico: os negros eram mais pobres, os negros moravam na favela. Aí você vai começando a entender que tem uma pobreza que também é negra, que a estruturação racial do Brasil fez com que essa pobreza fosse majoritariamente negra”.

A entrevista com Ailton Ferreira no Multiálogos promete uma conversa enriquecedora e inspiradora, abordando a importância do diálogo, da ação coletiva e da resistência na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O episódio irá ao ar hoje, no canal do Youtube https://www.youtube.com/@multialogos e pode ser escutado também no Spotify.