Bahia amplia em 55% matrículas na Educação em Tempo Integral

A Educação em Tempo Integral avança na Bahia. Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), o número de estudantes da rede estadual matriculados nessa modalidade cresceu cerca de 55% em apenas um ano. O total saltou de 57.731 matrículas, em 2023, para 89.706 em 2024, refletindo os investimentos feitos pelo Governo do Estado para qualificar a educação pública.

O levantamento também mostra que, considerando todas as redes (estadual e municipais), a Bahia passou de 451.119 alunos em tempo integral em 2023 para 523.690 em 2024. Só no Ensino Médio Integral, o salto foi de 49.419 para 79.549 estudantes.

Esse avanço é resultado de diversas ações implementadas pelo Estado, como a modernização da infraestrutura escolar, formação continuada de professores, políticas de permanência estudantil e parcerias com os municípios através do regime de colaboração, que tem fortalecido o pacto federativo e garantido melhorias nas redes locais.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, comemorou os números e destacou o comprometimento do Governo com a transformação social através do ensino. “A Bahia tem um governador professor, que conhece os desafios da escola pública. Eu também sou professora da rede estadual e sei como é essencial garantir a permanência dos alunos, com material didático, espaços acolhedores e professores bem preparados”, afirmou.

Durante a apresentação, o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou o desempenho da Bahia e destacou a importância da análise dos dados do Censo para a formulação de políticas como o Pé-de-Meia e a própria ampliação da Educação em Tempo Integral. Para ele, o novo olhar do MEC para a Educação Básica tem sido fundamental para reverter desigualdades e apoiar os entes federativos.

Os dados completos do Censo Escolar 2024 estão disponíveis no Portal do MEC e podem ser acessados por toda a comunidade educacional.