
Bahia avança com 1.110 km de linhas de transmissão de energia no Vale do São Francisco e Oeste
O governo da Bahia firmou um protocolo de intenções com a ISA ENERGIA BRASIL para a implementação do Projeto Serra Dourada, que prevê a construção de 1.110 km de linhas de transmissão de energia no Vale do São Francisco e no Oeste do estado. A assinatura ocorreu na última terça-feira (29), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O projeto integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e visa fortalecer o setor elétrico baiano, melhorando a confiabilidade da rede elétrica e facilitando o escoamento de energia renovável gerada por parques solares e eólicos da região. Com investimento estimado em mais de R$ 3 bilhões, a iniciativa também resolverá gargalos na agroindústria, beneficiando 20 municípios e incluindo a construção de subestações em Campo Formoso, Barra e Correntina.
“Este protocolo é estratégico para garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento dos parques eólicos e solares, além de reforçar o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com o desenvolvimento sustentável da Bahia. O projeto garantirá a energização de regiões importantes, promovendo desenvolvimento e resolvendo gargalos históricos”, destacou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
A previsão é que as obras, que terão duração de 20 meses, criem cerca de 4,8 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e outros 1,3 mil na operação. “O acordo supera gargalos existentes, permitindo o desenvolvimento de novas usinas renováveis, indústrias e projetos agrícolas que impulsionarão a economia baiana e contribuirão para a transição energética”, afirmou Dayron Urrego, diretor executivo da ISA ENERGIA BRASIL.
Com 17 canteiros de obras previstos no estado, a construção deve começar após a emissão da Licença de Implementação, esperada para abril de 2025. O governo baiano também ressaltou o impacto positivo do projeto na mobilização de investimentos em infraestrutura e na geração de um ambiente propício ao crescimento econômico.