Bahia registra aumento de 400% nos casos de dengue; especialistas reforçam prevenção e vacinação
A Bahia enfrenta um aumento preocupante nos casos de dengue em 2024. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro a outubro, foram registrados 231.275 casos prováveis, um crescimento de 414,4% em relação ao mesmo período de 2023, que contabilizou 44.963 ocorrências. Para conter a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, especialistas reforçam a importância de medidas preventivas e a vacinação disponível no SUS e na rede privada.
Medidas simples para prevenir a dengue
O infectologista Claudilson Bastos alerta que o verão, com altas temperaturas e chuvas, favorece a proliferação do mosquito. Ele recomenda eliminar criadouros, como vasos de plantas, pneus e garrafas, evitar água parada e utilizar repelentes e roupas que cubram a pele. “Essas ações são essenciais, especialmente antes da chegada do verão, para reduzir os casos de dengue”, explica.
Vacinação contra a dengue
O imunizante Qdenga está disponível no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e na rede privada para pessoas de 4 a 60 anos. A vacina, administrada em duas doses com intervalo de três meses, protege contra os quatro tipos de vírus e previne mais de 80% dos casos graves. “Além de reduzir hospitalizações em 90%, é uma ferramenta crucial para enfrentar a doença”, destaca o infectologista.
Exame inédito para diagnóstico preciso
O Sabin Diagnóstico e Saúde desenvolveu um exame inovador capaz de identificar seis vírus em uma única amostra, incluindo dengue, zika e chikungunya. A técnica de PCR em tempo real garante precisão e resultados em até quatro dias úteis. Híbera Brandão, coordenadora técnica do Sabin, explica: “Essa tecnologia permite um diagnóstico mais assertivo, ajudando os médicos a diferenciar doenças de sintomas semelhantes e oferecendo o tratamento mais adequado”.
O exame está disponível em unidades do Sabin em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.