Baile Afropink chega em sua décima edição

No próximo sábado (05), o Baile Afropink chega na sua décima edição e mostra a força da nova geração da música baiana. A nova edição repete o sucesso das anteriores, com ingressos esgotados em poucas horas. Dessa vez, o Largo Tereza Batista recepciona a partir das 19h Yan Cloud, banda e convidados.

Maya e Nininha são os convidados especiais que se apresentarão junto com o anfitrião do baile trazendo muita música, representatividade e agitação para o público presente. Além disso, Pivoman e RDD animam o evento em sua abertura. Os ingressos estão disponíveis na Sympla e podem ser retirados gratuitamente.

“Eu estou muito feliz por essa edição, como sempre, mas chegar nessa marca de dez eventos fazendo um rolê totalmente independente é surreal”, comemora Yan Cloud.

As novas edições do Baile Afropink começaram em agosto deste ano e vão até novembro, sempre gratuitas no Pelourinho. A cada show Yan tem apresentado mais um pouco sobre o seu próximo disco, desde a sonoridade, conceito e até músicas novas. O segundo álbum está em processo de finalização e deve ser lançado logo mais em todas as plataformas de streaming. “Estamos testando arranjos novos a cada show, então as músicas ficam diferentes a cada apresentação, sentindo a vibe da galera e vendo como eles recepcionam também as músicas novas. Tô curtindo bastante como o público tem reagido às novas músicas”, completa o artista.

Já as “Oficinas Afropink” seguem gratuitas com inscrições através de formulário online, que será disponibilizado nas redes sociais do Baile Afropink e o próximo tema será “Produção Musical: Do Zero até um Beat”, ministrada por Manigga. “Poder abrir esse leque para artistas de Salvador é quase mágico, os resultados podem ser muito diversos, além de trazer uma conversa cara a cara com uma geração nova sobre processos criativos.”, comentou.

“Comecei o processo dessa oficina na pandemia, procurando formas de traduzir o que sinto e ouço na música e acredito que cada um tem um mundo e jeito particular de sentir isso. Em Salvador nossas influências musicais pulsam em cada esquina, casa ou barzinho, quero poder descobrir alguns desses mundos com essa oficina numa troca de ideias sobre música arte e criatividade”, completa o facilitador.

Desta vez, a oficina será na terça-feira (15), às 19h na Casa do Hip-Hop, no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho.

O projeto tem patrocínio da Budweiser e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SOBRE O ARTISTA

Yan Cloud surgiu na cena em 2015 com o lançamento de vários singles. Em 2017, lançou o EP “Alívio”, primeiro trabalho solo, que ficou em oitavo lugar entre os melhores álbuns baianos do ano, em votação popular no site Elcabong. É conhecido no mercado musical de Salvador pelos grandes sucessos “Que Calor”, em colaboração com Nêssa e Nininha Problemática, “Aquele Swing” em parceria com Nêssa, ÀTTØØXXÁ e Zamba, que atingiu a marca de 1 milhão e 900 mil streams no Spotify. Em 2020, lançou seu primeiro álbum “Pinkboy” que conta com mais de 697 mil players no Spotify e o clipe da música “Bafana” que tem mais de 80 mil visualizações no YouTube e concorreu ao melhor clipe de rap do ano pelo site Genius Brasil. Em 2021 participou de festivais como Novíssimos, SSA Mapping e PLANET AFROPUNK, e também fez parte do álbum “Podível e Impodível” cantando “Se o Mundo Acabasse em Mel”, com Di Melo. Estreou o Baile Afropink em 2022, um espaço de representatividade e de conexão social através da música. O projeto valoriza e visibiliza artistas negros, periféricos, mulheres e LGBTQIA+ em ascensão e representa a nova fase da carreira do cantor que se conecta mais com o Afropop, Afrobeat e outros gêneros afrodiaspóricos. Em 2023 levou seu show para o palco Brisas no Carnaval de Salvador, abriu a turnê “Icarus” do rapper BK em Salvador, lançou “Hora do Rush” com participação de Melly, que alcançou destaque em duas playlists oficiais no Spotify, Brasa e Sal. Foi uma das principais atrações do Festival Sangue Novo, onde apresentou seu novo show com banda completa e músicas inéditas que serão oficialmente lançadas em 2024. Atualmente está se preparando para lançar seu segundo álbum de estúdio.