Banda Barù faz show na Casa da Mãe nesta quarta para lançamento de single ‘Orixá é Ouro’

Duo que encabeça a banda Barù, João Acácia e Mayra Couto vão fazer show na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, no dia 31 de julho, uma quarta, para o lançamento oficial do single e clipe ‘Orixá é ouro’, canção que homenageia os orixás e a herança afro-indígena brasileira. Gravado na Ilha de Itaparica, o clipe foi vencedor de dois editais de incentivo à cultura e o trabalho vai ficar disponível no Youtube, redes sociais e plataformas de streaming.

Barù é um projeto artístico criado em 2020. No ano seguinte ao seu lançamento, a banda já celebrava duas conquistas: o prêmio de Melhor Direção de Arte com o clipe ‘Visual Mergulho’, no Festival Nacional CawCine, especializado em produções com temática ambiental; e o de canção finalista no Festival de Música Rádio MEC, com ‘Colo do Mundo’. Em 2022, o projeto cultural foi selecionado pelo ‘Acelera Iaô’, da Fábrica Cultural, então dirigida por Margareth Menezes, atual ministra da Cultura.

O duo traz na veia as experiências de Mayra Couto, formada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, e de João Acácia, designer pela PUC Rio, pesquisador de decolonialidade e multiartista atuante no mercado criativo da Bahia.

Música e clipe

O videoclipe de ‘Orixá é ouro’ é finalizado com um manifesto trazendo um contexto sobre como a natureza e sua preservação são eixos de interação entre as culturas afro-indígenas, evidenciando a cosmovisão dos povos originários como forma de resistência e retomada de seus territórios. Os ritmos escolhidos para compor a base da canção passam por influências de instrumentos e toques tradicionais da cultura afro-brasileira, com beats de hip hop.

“A música é uma grande homenagem a todos os orixás e a conexão que podemos ter com os mesmos a partir de elementos naturais que estão ao nosso redor”, explica João. A canção nasce justamente a partir da experiência de estar em contato com a terra, o fogo, o ar e a água. “Dando a estes elementos os sentidos mais amplos a partir da cosmovisão dos povos originários”, detalha Mayra.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022

SERVIÇO
Show Banda Barù – Lançamento do single “Orixá é Ouro”
31 de julho, 21h
Ingresso: R$ 30
Vendas: 71 99168-3879
Casa da Mãe, R. Guedes Cabral, 81
Rio Vermelho, Salvador – BA