Beija-Flor homenageará o Bembé do Mercado no Carnaval 2026

A Beija-Flor de Nilópolis anunciou que o enredo do seu desfile no Carnaval 2026 será o Bembé do Mercado, maior Candomblé de rua do mundo, realizado há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. A escola, que conquistou o título de campeã em 2025, busca o bicampeonato exaltando uma das maiores expressões de resistência, fé e ancestralidade do povo preto no Brasil.

Realizado desde 1889, um ano após a abolição da escravidão, o Bembé reúne mais de 60 terreiros de matriz africana em uma programação cultural intensa que ocupa as ruas da cidade com rituais, música e dança. O ponto alto da celebração é o xirê, seguido por cortejo e oferendas às orixás Iemanjá e Oxum, em agradecimento à liberdade conquistada. O evento é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia (2012) e do Brasil (2019), e atualmente busca o reconhecimento internacional como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Na segunda-feira (14), representantes da escola desembarcaram em Santo Amaro para iniciar uma imersão cultural com lideranças religiosas, historiadores, autoridades e detentores da celebração. A visita marca o início da construção do enredo, que será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo, com pesquisa assinada por Guilherme Niegro, Vivian Pereira e Bruno Laurato.

“É um orgulho contar mais uma história de protagonismo preto na Sapucaí. O Bembé e a Beija-Flor têm muito em comum: são feitos de resistência, ancestralidade e fé”, afirmou Almir Reis, presidente da escola. Para Pai Pote, babalorixá e guardião do Bembé, o reconhecimento representa um marco histórico: “É dar visibilidade a uma tradição sagrada, que reafirma a força do povo de santo nas ruas. É sobre memória, orgulho e combate ao preconceito.”

O Bembé do Mercado 2025 será celebrado em maio. Já no Carnaval 2026, a Beija-Flor será a segunda escola a desfilar na segunda noite do grupo especial, levando a força de Santo Amaro para a Marquês de Sapucaí.