Bembé do Mercado celebra 136 anos em Santo Amaro com extensa programação religiosa e cultural

A cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, será mais uma vez palco de uma das maiores manifestações de fé e cultura afro-brasileira do mundo: o Bembé do Mercado. Em 2025, o evento celebra 136 anos de existência com uma programação intensa entre os dias 10 e 18 de maio, reunindo mais de 65 atividades que exaltam a espiritualidade, a ancestralidade e a resistência do povo de axé.

Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia (2012) e Patrimônio Cultural Nacional (2019), o Bembé está em campanha para se tornar Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fundado em 1889 pelo Babalorixá João de Obá, o evento nasceu como um ato de agradecimento pela abolição da escravidão e se mantém vivo como um símbolo de resistência religiosa e cultural.

A programação tem início neste domingo (4), com uma Missa em homenagem ao Bembé na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e segue com uma agenda diversificada de 10 a 18 de maio. Entre os destaques estão as cerimônias religiosas como xirês públicos, lavagem do busto de João de Obá e a entrega dos presentes a Iemanjá e Oxum na Praia de Itapema.

Além dos rituais religiosos, o Bembé do Mercado promove oficinas de culinária de terreiro, dança afro, capoeira, maculelê, exposições, lançamentos de livros, rodas de conversa e exibições de filmes. A programação também inclui a 3ª Feira Empreendendê, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de maio, valorizando a economia criativa com foco em produtos e saberes da cultura afro-brasileira.

Com a presença de artistas, lideranças religiosas, intelectuais e ativistas de todo o Brasil, o Bembé de 2025 reafirma seu papel como um dos eventos mais significativos do calendário cultural da Bahia, fortalecendo o reconhecimento e a valorização das comunidades de terreiro e da herança africana.