
Bloquinho Ecofolia Solidária levou mensagem de respeito aos catadores no Carnaval
Cortejo percorreu o circuito Dodô com a banda percussiva Yayá Muxima
O bloquinho Ecofolia Solidária desfilou no Carnaval de Salvador 2025, na quarta-feira (26), chamando a atenção dos foliões para a valorização do trabalho dos catadores de material reciclável e a preservação ambiental. Com o mote “Trabalho Decente na Folia”, o cortejo saiu do Farol da Barra, às 16h, até Ondina, distribuindo materiais educativos ao público.
A banda percussiva feminina Yayá Muxima, com um repertório que mesclou música popular, afro e autoral, puxou o bloco, que reuniu cerca de 500 pessoas. Participaram do desfile funcionários de secretarias do Governo, catadores, representantes de cooperativas de reciclagem e outros parceiros do projeto Ecofolia Solidária, uma iniciativa do Governo da Bahia que, neste ano, apoiou 3 mil catadores de material reciclável.
Desde 2007, a ação garantiu aos trabalhadores fardamento, equipamentos de proteção individual, alimentação e água. Além disso, os catadores puderam comercializar os materiais coletados diretamente nas 10 Centrais de Apoio ao Catador espalhadas pelos circuitos do Carnaval, promovendo condições mais dignas de trabalho para a categoria.
O bloquinho Ecofolia Solidária completou cinco anos na folia, tendo desfilado pela primeira vez em 2019. Durante o cortejo, a mensagem de respeito aos catadores e de incentivo à preservação ambiental foi reforçada. Os foliões foram orientados a descartar latinhas de alumínio e garrafas plásticas em locais acessíveis aos catadores, contribuindo para a redução da poluição e impactos ambientais.
O Ecofolia Solidária foi uma ação coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com as pastas do Meio Ambiente (Sema), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Políticas para Mulheres (SPM), além da Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Cooperativas de Catadores.