
Bracell aposta em silvicultura sustentável e fortalece economia baiana
Com presença em mais de 40 municípios da Bahia, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, vem se destacando pela adoção de práticas sustentáveis no cultivo de eucalipto, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Atuando há mais de 20 anos no Litoral Norte, Agreste e Recôncavo baiano, a empresa mantém uma cadeia produtiva completa — desde a pesquisa até o transporte da madeira — baseada na silvicultura responsável. A atividade florestal da Bracell é responsável pela geração de aproximadamente 2,7 mil empregos diretos e indiretos, movimentando setores como comércio, hotelaria, transporte e serviços.
Segundo a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia ocupa o quarto lugar no país em área plantada com eucalipto, com 700 mil hectares. O setor florestal baiano como um todo emprega cerca de 230 mil pessoas e se torna uma importante alternativa para a descentralização das atividades econômicas no estado.
A sede florestal da Bracell está localizada em Alagoinhas, com viveiros de mudas em Inhambupe e Entre Rios, e uma fábrica em Camaçari. Além do aspecto econômico, a empresa investe em ações sociais voltadas à educação, empreendedorismo e qualidade de vida nas comunidades onde atua.
Um dos pilares da atuação da Bracell é o Compromisso Um-para-Um, que garante a preservação de um hectare de mata nativa para cada hectare plantado com eucalipto. A técnica dos mosaicos florestais, que intercala áreas de plantio com vegetação nativa, tem contribuído para a preservação ambiental. Como resultado, a empresa já contabiliza mais de 1.750 nascentes em suas áreas na Bahia.
“O cultivo do eucalipto é uma alternativa renovável, com rápido crescimento e capacidade de adaptação, o que evita o desmatamento de florestas nativas”, explica Edimar Domingos Filho, head florestal da Bracell Bahia. Ele reforça que a atividade é uma das mais comprometidas com a conservação da biodiversidade local.