Braskem recebe Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador
A Braskem foi uma das empresas reconhecidas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial em 2024, concedido pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur) da Prefeitura de Salvador. A certificação, entregue em cerimônia realizada no Hotel Mercure do Rio Vermelho, destaca as organizações que promovem equidade racial em suas políticas de gestão de pessoas e marketing.
Desde 2014, a Braskem tem implementado ações voltadas para a inclusão de pessoas negras e outros grupos historicamente minorizados. Na Bahia, cerca de 70% dos profissionais da companhia são negros, refletindo o compromisso da empresa com a diversidade. “Nosso objetivo é ampliar a representatividade em todas as áreas da empresa, promovendo a inclusão e a equidade”, destacou Ana Luiza Salustino, gerente de Pessoas e Organização da Braskem no Nordeste.
Entre as iniciativas de destaque está a Jornada Preta, uma plataforma que desenvolve competências para acelerar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, e o programa Be Tech, que oferece formação gratuita em ciência de dados. Além disso, o Programa de Estágio foi reformulado para flexibilizar critérios, como a obrigatoriedade do inglês, com oferta de cursos internos, resultando em 86% dos estagiários negros na Bahia.
A Braskem também aderiu ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial e lançou o programa de Mentoria Reversa, no qual profissionais negros compartilham experiências e desafios com a alta liderança, fortalecendo a conscientização sobre a importância da diversidade.
A empresa continua a avançar em políticas afirmativas e mantém seu compromisso com a inclusão, por meio de programas como o Respeito é Inegociável, que combate racismo, discriminação e assédio no ambiente de trabalho.