Café orgânico baiano ganha certificação internacional e aposta na agricultura regenerativa
Produzido no município de Barra do Choça, no Sudoeste baiano, o café da marca Colheita das Alegrias vem conquistando espaço no mercado nacional e internacional. Além de ser certificado como orgânico para Brasil, Estados Unidos e Europa, o produto segue princípios de agricultura regenerativa, que ajudam a restaurar a biodiversidade local. A marca faz parte do grupo Alimentos Tia Sônia e é uma das 335 empresas B Certificadas no Brasil, estando entre as sete da Bahia.
Vinícius Lima, gerente de Qualidade da fazenda, explica que o compromisso vai além da produção sustentável. “Nosso café é orgânico, livre de agrotóxicos e regenerativo. Também trabalhamos com transferência de conhecimento e ações educacionais para a comunidade local. É um produto que cuida do meio ambiente e valoriza as pessoas.”
A certificação B Corp é concedida pela organização internacional B Lab e exige que as empresas cumpram rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, além de promoverem transparência e responsabilidade corporativa.
História e impacto social
O projeto teve início em 2018, quando o agrônomo Marcos Fenício transformou a produção tradicional da fazenda herdada de seu pai em uma prática sustentável e orgânica. Localizada no Povoado das Alegrias, a fazenda também fomenta ações sociais por meio da Associação Colheita das Alegrias, que oferece atividades educacionais para crianças, jovens e adultos da região.
Além de alcançar 80+ pontos na avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), que classifica o café como especial, o Colheita das Alegrias realiza a compensação ambiental de suas embalagens e prioriza a valorização da mão de obra local.
A marca também comercializa o Café Comunidade, feito em parceria com pequenos produtores da região, e já mira novos mercados internacionais, atendendo cafeterias e torrefações em diversos países.
“Hoje, produzir esse café orgânico é a realização de um sonho. Queremos continuar mostrando que é possível aliar qualidade, sustentabilidade e impacto positivo na vida das pessoas,” conclui Fenício, fundador do projeto e CEO do grupo Tia Sônia.