
Camerata Bahia Cordas anima mais uma edição das Terças Musicais no MGB
Na primeira terça-feira de maio, dia 6, às 15h, o Museu Geológico da Bahia (MGB), em Salvador, será palco de mais uma edição do projeto Terças Musicais, desta vez com a apresentação especial da camerata Bahia Cordas. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação comemorativa pelos 50 anos do MGB, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado da Bahia.
Formada por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), a Bahia Cordas traz um repertório que vai da música barroca à sacra e popular, incluindo também composições autorais. O grupo é composto por José Fernandes e João Campos nos violinos, Laércio Souza dos Santos na viola, Luís Daniel no violoncelo e Orley Francisco no contrabaixo.
A iniciativa integra o projeto Cameratas da OSBA, que tem como missão ampliar o acesso à música de concerto e popular, promovendo não só apresentações musicais de alta qualidade, como também momentos educativos. Durante o espetáculo, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre as obras, seus compositores e o contexto histórico das composições, tornando a experiência musical ainda mais rica.
O projeto Terças Musicais, que completou 10 anos em setembro de 2024, é realizado uma vez por mês e tem como marca o compromisso com a democratização da música. A parceria com a OSBA é essencial nesse processo de formação de novas plateias e valorização da cultura musical na Bahia.
Além de curtir a apresentação, quem chegar mais cedo ao MGB pode aproveitar as 15 exposições temáticas do museu, como os salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis da fauna baiana. O espaço também realiza visitas pedagógicas para grupos acima de 15 pessoas, com agendamento prévio pelo telefone (71) 3115-7971 ou e-mail mgb@sde.ba.gov.br.
O Museu Geológico da Bahia fica na Av. Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória. O funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos fins de semana das 13h às 17h.