Campanha “Cadê minha Boneca Preta?” promove representatividade e combate ao racismo
Diversidade cultural e representatividade importam, e muito! Promover o sentimento de pertencimento, o reconhecimento dos traços identitários e da autoestima, esses são alguns dos objetivos da Campanha “Cadê minha boneca preta?”, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon e executado pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica. Mais uma edição do projeto que doa bonecas pretas às crianças em situação de vulnerabilidade social, será lançada no dia 25 de setembro.
O lançamento acontece na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica, na quarta-feira (25/09), a partir das 9h00, com uma programação que inclui abertura da exposição “Cadê Minha Boneca Preta?”, inauguração da caixa instagramável boneca preta, intervenção artística de alunas da professora Lívia Nascimento do Centro Educacional Adelita Batista com a apresentação de dança “Eu e minha Boneca”, mesa de diálogo sobre “Afroinfância e a arte de brincar”, intervenção artística de crianças do Grupo Cultural Marejá, apresentando maculelê, capoeira e samba de roda.
No ano de 2023, a campanha arrecadou 375 bonecas pretas. O projeto nasceu da necessidade de promover o sentimento de representatividade já na infância, como explica a diretora da BJMJIta, Soraia Alves:
“A biblioteca, por ser um espaço democrático e por ter um papel social importante dentro da comunidade na qual está inserida, desenvolveu o projeto “Cadê minha boneca Preta?”. Visando levar através da ludicidade e a arte de brincar, representatividade, identidade, autoestima e afeto às crianças em vulnerabilidade socioeconômica. Ao mesmo tempo, essa campanha simboliza a luta da resistência negra pelo fim do racismo nas suas mais diversas esferas”.
O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destacou a importância dessas iniciativas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP-BA).
“Mais uma vez estamos com essa campanha belíssima, onde não só estaremos presenteando as crianças e jovens com as bonecas pretas, mas estaremos aproveitando o momento para fazer um importante debate sobre a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Parabenizo a nossa bibliotecária Soraia, toda sua equipe e todo o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia pelo engajamento, compromisso social e político que nós temos”.
O evento de entrega das bonecas acontecerá no dia 11 de novembro.
Confira os pontos de arrecadação!
Bibliotecas Estaduais
Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Itaparica; Biblioteca Central do Estado da Bahia; Biblioteca Anísio Teixeira; Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Salvador; Biblioteca Pública Thales de Azevedo; Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Arquivo Público do Estado da Bahia;
Centro de Memória da Bahia;
Governadoria – Centro Administrativo da Bahia;
Rádio Excelsior/Cardeal FM;
Museu do Mar no Shopping Lapa.