Cardiotórax segue como única cooperativa credenciada ao Planserv na Bahia

Referência em cirurgia torácica e cardiovascular no estado, a Cardiotórax – Cooperativa de Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos da Bahia – mantém seu credenciamento com o Planserv, plano de saúde dos servidores públicos estaduais. A cooperativa é atualmente a única entidade especializada com credenciamento ativo junto ao plano, garantindo assistência qualificada a mais de 500 mil beneficiários, em Salvador e no interior baiano.

Credenciada desde agosto de 2012, a Cardiotórax atua com base nos princípios do cooperativismo médico, promovendo uma relação equilibrada entre profissionais e operadoras de saúde. “Nos orgulhamos de manter esse compromisso com a boa assistência ao paciente em todo o estado. Essa confiança é fruto de um trabalho técnico, ético e transparente”, afirma o presidente da cooperativa, Dr. Leandro Públio.

Com mais de 20 anos de atuação, a entidade reúne atualmente 89 especialistas – sendo 40 cirurgiões torácicos e 49 cardiovasculares – o que representa uma parcela significativa dos 127 médicos dessas especialidades registrados no CREMEB (Conselho Regional de Medicina da Bahia). A Cardiotórax reforça que não há exclusividade ou monopólio no atendimento, já que qualquer médico tem liberdade para negociar diretamente com as operadoras.

Esse modelo de gestão é respaldado por um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público da Bahia, garantindo liberdade de negociação e coibindo a imposição de valores fixos. Para o ex-presidente da cooperativa, Antônio Pena, esse é um exemplo de sucesso na saúde suplementar: “Conciliamos dignidade profissional, responsabilidade social e assistência de excelência à população baiana”.

Além do Planserv, a Cardiotórax mantém 17 contratos ativos com operadoras importantes como Hapvida, SulAmérica, Bradesco, CASSI, Saúde Caixa e Promédica. Esse ecossistema cooperativo fortalece a previsibilidade, segurança e qualidade nos atendimentos realizados.

Reconhecido nacionalmente, o modelo adotado pela cooperativa reforça a importância do trabalho em rede e da valorização do profissional de saúde, oferecendo aos pacientes um atendimento mais humano, resolutivo e contínuo em toda a Bahia.