Centro de Treinamento de Campeões completa um ano formando jovens atletas na Arena Fonte Nova

Projeto social já beneficiou 240 alunos com aulas gratuitas de esporte e apoio multidisciplinar

O Centro de Treinamento de Campeões (CT de Campeões), sediado na Arena Fonte Nova, completa um ano consolidando-se como um espaço de formação esportiva e transformação social. Criado a partir do projeto Filhos do Tatame, que começou em 2019 com aulas de jiu-jitsu para comunidades vizinhas, o CT expandiu suas atividades em janeiro de 2024 e hoje atende 240 crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe e balé. Além disso, há uma turma especial de boxe e defesa pessoal para mulheres acima de 16 anos.

Além do esporte, o projeto oferece acolhimento e suporte social, disponibilizando atendimentos gratuitos em Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Fisioterapia, em parceria com a Unifacs. Os alunos também recebem uniformes e lanche após as aulas.

Histórias de superação e conquistas

Em apenas um ano, o CT já revelou atletas premiados em competições oficiais. Entre os destaques estão:

🏆 Wallace de Santana – campeão baiano juvenil 2024 e 1º lugar no Ranking Baiano
🥈 Carlos Wilson Rosário e Yuri Santana – vice-campeões baianos juvenis 2024
🥈 Paula Mirela – vice-campeã baiana juvenil 2024
🏆 Matheus Nascimento – campeão infantil Confere Salvador 2025
🥈 Lucas Daniel Damasceno e Catharina Luz – vice-campeões infantis Confere Salvador 2025

Para o professor Marcos Almeida (Marcão), idealizador do projeto, o CT é mais do que um centro esportivo: é um espaço de acolhimento e cidadania. “Ele possibilita que crianças saiam de casa para um local seguro, onde encontram os recursos necessários para treinar e se desenvolver como cidadãos”, afirma.

A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova, Thaise Muniz, destaca o compromisso do projeto em ampliar seu impacto. “Nosso objetivo é expandir as atividades além do esporte, para que mais jovens possam participar e explorar seus potenciais”, ressalta.

Com histórias inspiradoras e uma proposta transformadora, o Centro de Treinamento de Campeões segue fortalecendo o esporte como ferramenta de inclusão e mudança social.