
Chapada Diamantina recebe oficinas do Programa Bahia Sem Fogo para combate a incêndios florestais
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) darão início em novembro a uma série de oficinas e capacitações do Programa Bahia Sem Fogo na Chapada Diamantina, focadas em práticas agrícolas sustentáveis e no uso de ferramentas tecnológicas para prevenção e monitoramento de incêndios. O primeiro evento, “Reflexões sobre Práticas Alternativas ao Uso do Fogo”, acontecerá no dia 23 de novembro, em Jacobina. Em seguida, a capacitação em “Uso de Ferramentas Tecnológicas” será realizada nos dias 26 e 27 em Andaraí, e nos dias 28 e 29 em Piatã.
Segundo Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema, essas capacitações fazem parte do Plano de Ações Preventivas para Incêndios Florestais de 2024, com o objetivo de apresentar práticas seguras e sensibilizar as comunidades sobre os impactos ambientais e sociais do uso inadequado do fogo. As oficinas foram organizadas com base em um levantamento feito junto às comunidades locais, realizadas pela Caravana Bahia Sem Fogo, que percorreu regiões da Chapada mais vulneráveis a incêndios.
Com carga horária de 16 horas cada, as capacitações utilizam uma metodologia participativa, misturando teoria e prática, e são voltadas para comunidades rurais, servidores municipais e brigadistas voluntários. As atividades contam com apoio da empresa Bracell, através do Acordo de Cooperação Técnica n° 01/2023.