
Chef Jônatas Bomfim leva sabores da quebrada ao Festival de Economia Solidária
O chef baiano Jônatas Bomfim, criador do projeto Chefe da Quebrada, participa neste domingo (11) do Brasil Nordeste – 1º Festival da Economia Popular e Solidária, que acontece de 7 a 11 de maio, no Centro de Convenções de Salvador, com acesso gratuito. O evento é o primeiro do tipo no país e propõe uma celebração dos saberes, sabores e da força coletiva do Nordeste, reunindo mais de 250 empreendimentos da economia solidária.
Na programação, estão previstas feiras, shows, manifestações culturais, oficinas, rodas de conversa e painéis de debate. Um dos destaques será a construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, iniciativa que busca alinhar os estados da região em torno de uma estratégia comum de transição verde, sustentável e inclusiva, com participação ativa de lideranças políticas, indígenas e quilombolas.
Dentro dessa atmosfera de troca e valorização das culturas populares, o cozinheiro Jônatas Bomfim marca presença no espaço Showcooking no dia 11, onde vai preparar o “Pirão de Aipim da CBX” – uma receita que mistura tradição e inovação: pirão cremoso com leite e manteiga, salada de biribiri, paçoca de licuri, carne de fumeiro, carne do sol e queijo coalho. Conhecido por defender a agricultura familiar e valorizar ingredientes ancestrais, Jônatas destaca a importância do evento para fortalecer comunidades e abrir espaço para novos talentos da periferia.
“É uma excelente oportunidade de troca e vivência. Vou trazer o licuri, o biribiri, que venho apresentando em outras cozinhas, mostrando como esses ingredientes podem estar no dia a dia. Estou feliz demais em participar”, afirmou o chef, que também já passou pelo Bahia Origem Week e Festival Dendê.
O festival é uma realização do Governo da Bahia, através das secretarias Setre e SDE, em parceria com o Consórcio Nordeste e apoio do Cesol. A programação completa está disponível no site ecosolnordeste.com.br e os ingressos são gratuitos.