Chegança Atelier Cultural realiza lançamento da 1ª edição do “Clubinho da Lua”
Em uma ação voltada para o desenvolvimento social e educativo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o Chegança Atelier Cultural (@ateliercheganca), em parceria com a Cria Criança Editora (@criacriancaeditora), lança a primeira edição do “Clubinho da Lua” na quinta-feira (29) às 9h na Hora da Criança, no bairro do Rio Vermelho. Este projeto inovador visa estimular a leitura e a criação literária entre o público infantil, reforçando a importância da inclusão social e do acesso à cultura desde cedo.
O cronograma de atividades, que se estende até o dia 21 de setembro e contempla 5 instituições que trabalham com a infância e juventude, inclui:
Vivência Literária “Você Também Pode Ser um Autor Mirim”: Uma oficina que tem como objetivo mostrar às crianças que elas também podem criar suas próprias histórias, cultivando a autoconfiança e a capacidade de expressão.
Leitura Encenada do Livro “A Menina que Morava no Hotel de Cabeça para Baixo”: A obra da autora Luiza Meireles ganha vida através de uma leitura encenada pelas atrizes do Chegança Atelier: Manu Santiago e Ana Mendes. Proporcionando às crianças uma experiência imersiva que reforça o poder da narrativa.
Oficina de Escrita Literária “Um Esqueleto para Sua História”: Uma oficina prática que ensina os jovens participantes a estrutura básica de uma história, ajudando-os a transformar suas ideias em narrativas coerentes e envolventes.
O “Clubinho da Lua” é um ciclo de atividades artístico-educacionais especialmente desenhadas para estimular a criatividade e o gosto pela literatura nas crianças. Com atividades planejadas para envolver e inspirar os pequenos, o projeto se propõe a criar um ambiente onde a imaginação pode florescer, e onde cada criança é incentivada a descobrir o autor que existe dentro de si.
“A realização do Clubinho da Lua por diversos territórios de Salvador permitirá compreender, ainda mais, a importância da arte no processo de desenvolvimento das infâncias. Levar a literatura e o teatro para essas crianças servirá como impulsionamento criativo para que esses pequenos utilizem novas ferramentas de leitura de mundo” contou, Ana Mendes, idealizadora, gestora e contadora de história.
A jovem autora Luiza Meireles é uma protagonista nesse processo. Com apenas 8 anos, Luiza já havia publicado seu primeiro livro infantil, e desde então, continuou a trilhar uma trajetória promissora. Hoje, aos 12 anos, ela já lançou novas obras e soma participações em diversas edições de feiras e festivais literários espalhados por distintos territórios do país. Sua presença no “Clubinho da Lua” inspira as crianças a acreditar que, independentemente da idade, todos podem contar suas histórias e fazer parte do mundo literário.
“Quero mostrar para outras crianças o prazer que há na leitura e na criação de nossas próprias histórias”, contou Luiza Meireles.
Essas atividades, cuidadosamente elaboradas, têm como objetivo não apenas despertar o interesse pela leitura, mas também promover o desenvolvimento psicológico e a autoestima das crianças, mostrando-lhes que a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social.
“A realização do Clubinho da Lua é extremamente significativa porque oferece às crianças não apenas a oportunidade de se espelharem em uma jovem autora como Luiza, mas também de acreditarem que elas próprias podem realizar seus sonhos e criar suas histórias. O projeto proporciona tanto o contato com a trajetória inspiradora de Luiza quanto a chance de cada criança produzir suas próprias narrativas. Isso é poderoso porque dá às crianças as ferramentas e a confiança necessárias para se tornarem criadoras, mostrando-lhes que o que elas fazem é valioso e capaz de transformar suas vidas”, afirma Juliana Medeiros, Editora da Cria Criança Editora.
O grupo Chegança Atelier Cultural e a Cria Criança Editora acreditam que investir no fomento à leitura em espaços de vulnerabilidade social é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
O “Clubinho da Lua” surge como uma resposta a essa necessidade, buscando, através da literatura, plantar sementes de esperança e mudança nas novas gerações. Além disso, todas as atividades contarão com a inclusão de intérpretes de Libras e monitoria pedagógica para o acompanhamento de crianças atípicas, garantindo acessibilidade e um ambiente inclusivo para todos os participantes.
SERVIÇO
O quê: Lançamento da 1ª edição do Clubinho da Lua e ciclo de atividades
Quando: de 29/08 a 21/09
Onde: Hora da Criança – Rio Vermelho
Escola Estadual Professora Mariinha Tavares – Pernambués
Fundação Cidade Mãe – Rio Vermelho
Escola Estadual Francisco da Conceição Menezes
Fundação Cidade Mãe – Saramandaia
Atividades: Vivência Literária, Leitura Encenada, Oficina de Escrita Literária