Cineclube Mafuá realiza penúltima sessão do ano com cinema e arte-educação em Santa Teresinha
No próximo dia 17 de novembro, o Cineclube Mafuá realiza sua penúltima sessão de 2024 na sede do Instituto Mafuá, em Santa Teresinha, cidade do Piemonte do Paraguaçu. Lançado em maio deste ano, o Cineclube tem se tornado um importante ponto de encontro cultural para crianças, jovens e famílias da cidade, com sessões mensais gratuitas que promovem a cultura da paz, a valorização das raízes culturais e o autoconhecimento.
Cada sessão é um evento especial, que inclui atividades de arte-educação e rodas de conversa, proporcionando um ambiente de troca e aprendizado intergeracional. “É o dia de vestir a roupa mais bonita e reunir os amigos. Em uma cidade onde não tínhamos a cultura do cinema, o Cineclube criou um espaço que antes não existia para as crianças e adolescentes vivenciarem essa experiência única”, afirma Sérgio Jesus da Encarnação, diretor do Instituto Mafuá.
Com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e nos Editais Paulo Gustavo, a iniciativa conta também com o suporte de artistas como Lázaro Ramos e Evaldo Macarrão, que atuam como embaixadores do projeto. O público presente encontra na sala do Cineclube o encanto do “escurinho do cinema”, com projeções em tela grande e o ambiente aconchegante de uma sala de cinema, enquanto desfrutam de pipoca e atividades lúdicas.
Para o mestre poeta Vicente Lima e sua esposa, a arte-educadora Itana de Lima, o projeto tem sido uma experiência cultural marcante. “É algo que não víamos há muito tempo”, comenta Vicente, enquanto Itana complementa: “as crianças ficam vidradas na tela, é algo transformador para nossa comunidade”. A sessão final de 2024 está programada para o dia 15 de dezembro, com uma edição especial de encerramento e surpresas.