
Circo Picolino abre inscrições para residência artística em comemoração aos 40 anos
Celebrando quatro décadas de história, o Circo Picolino se une à Fulanas Cia de Circo para lançar a “Residência Artística – Picolino 40 anos”, com inscrições abertas até o dia 14 de abril. O projeto é voltado especialmente para artistas da região da Prefeitura-Bairro de Itapuã/Ipitanga, em Salvador, e ocorrerá de abril a junho de 2025, com atividades presenciais nas instalações do circo, na orla de Pituaçu.
A residência vai selecionar até cinco artistas, que receberão uma bolsa auxílio de R$ 1.200,00, mediante emissão de nota fiscal. O objetivo é promover um mergulho criativo nas artes circenses, valorizando talentos locais e culminando na criação de um espetáculo inédito, que será apresentado entre os dias 6 e 15 de junho como parte das comemorações do Picolino.
Podem se inscrever artistas de diversas linguagens, com destaque para quem atua em técnicas como acrobacia, tecido acrobático, palhaçaria, mágica, lira e corda. A proposta é fomentar um processo colaborativo e investigativo, mesclando tradição e inovação em uma produção coletiva que reflita a história do circo e das comunidades envolvidas.
As atividades da residência acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, com início no dia 22 de abril. A seleção dos participantes será divulgada no dia 15 de abril, pelas redes sociais do Circo Picolino.
As inscrições podem ser feitas através do formulário online disponível nos perfis de Instagram @circopicolino e @fulanas_circo, ou diretamente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddCr7m0N3TBx8RyJl5yJQaN-LEtF1Wuzpko_oL81ly4-nFQg/viewform
O projeto é financiado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).