Circo Picolino realiza “Encontro de Circenses da Bahia” com debates e performances gratuitas
Nos dias 19 e 20 de novembro, o Circo Picolino, em Salvador, será palco do “Encontro de Circenses da Bahia”, evento gratuito que busca reunir artistas, coletivos, escolas de circo e gestores culturais para debater temas cruciais ao fortalecimento do setor circense na Bahia e no Brasil. Com palestras, mesas de diálogo, grupos de trabalho e apresentações artísticas, o encontro pretende consolidar o circo como uma arte sustentável e relevante na cultura popular e contemporânea.
“Queremos ampliar as redes de contato e criar parcerias estratégicas que fortaleçam o setor circense. Além disso, o encontro visa evidenciar o papel essencial do circo na construção de uma cultura mais inclusiva e sustentável,” explica Robson Mol, coordenador do evento.
Programação
No dia 19, a abertura será às 10h, com uma mesa liderada por Laisa Ferreira, da Funceb/Secult-BA. Às 14h, a doutora Luana Vilutis ministra a palestra “Economia solidária e organização em rede para a sustentabilidade do setor”. Às 16h30, a mesa “Benefícios e fragilidades na organização de setores culturais” contará com Matias Santiago (Fórum Nacional de Dança), Vilma Macêdo (ACIB) e Fernando Marinho (SATED), mediada por Fernanda Paquelet (Fórum das Artes).
No dia 20, pela manhã, ocorrerá a construção coletiva da Carta Pública, mediada por Alda Souza, doutora em Artes Cênicas. À tarde, às 14h, haverá uma mesa sobre debates e convivência, com Gilmar Faro (Conselho Estadual de Cultura), Fábio Mendes (CNPC) e Tayane Bragança (Ministério da Cultura). O encerramento trará performances de artistas do Circo Picolino e a assinatura oficial da Carta Pública.
O evento faz parte do projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40”, apoiado pela FUNARTE, e convida todos os interessados em artes circenses a participar dessa troca enriquecedora de experiências.