Clínica Navegar lança versão brasileira do livro “JASPER – Um modelo para crianças com autismo” em Salvador
A Clínica Navegar, referência em tratamentos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, promove no próximo dia 25 de novembro o lançamento da versão brasileira do livro “JASPER – Um modelo para crianças com autismo”. A obra, inédita no país, traz os fundamentos do modelo JASPER, reconhecido internacionalmente por sua abordagem inovadora que combina atenção compartilhada, jogo simbólico, engajamento e regulação para potencializar o desenvolvimento global de crianças com TEA.
Traduzida e revisada sob a supervisão da terapeuta ocupacional Adriana Balaguer, diretora da Navegar, a publicação conta com apresentação assinada pela clínica baiana. O evento de lançamento será exclusivo para convidados, mas o livro já está disponível para compra no site da editora Hogrefe (www.hogrefe.com.br).
Sobre o método JASPER
Criado pela pesquisadora Connie Kasari, fundadora do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo da UCLA (Universidade da Califórnia), o método JASPER é voltado para crianças de 1 a 8 anos e visa estimular habilidades não verbais e lúdicas através do brincar. Ele oferece uma abordagem terapêutica eficaz e fundamentada em evidências científicas, com resultados comprovados em menos tempo e a um custo menor em comparação a outras intervenções.
Adriana Balaguer, que possui mais de 20 anos de experiência na área e é certificada internacionalmente no modelo JASPER, celebrou a chegada do livro ao Brasil. “O método encanta por sua eficácia terapêutica ao utilizar o brincar como base. Ele é especialmente bem fundamentado e permite avanços significativos no desenvolvimento das crianças”, explica.
Formação em JASPER no Brasil
A Clínica Navegar é pioneira no país na formação de especialistas em JASPER, em parceria com a UCLA. Desde sua fundação, em 2019, a Navegar já certificou quase 50 terapeutas em cursos avançados realizados em Salvador, com equipes da universidade americana.
Além disso, a instituição atende pessoas com TEA de todas as idades, com uma abordagem interdisciplinar que envolve psicologia, terapia ocupacional, musicoterapia e fonoaudiologia.