Coletivo DUO comemora 14 anos com mostra de espetáculos na Sala do Coro do TCA em outubro

Em 2024, o Coletivo Duo completa 14 anos de muita produção artística, teatral e de mobilização cultural em toda Bahia, principalmente, em Salvador. Para comemorar o quase debute, o grupo baiano realiza na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, de 10 a 13 de outubro, a MOSTRA DUO 14 ANOS, com apresentações de três espetáculos do repertório do coletivo – “Memórias do Fogo” (10), “O Avô e o Rio” (11) e “Em Busca da Ilha Desconhecida (12 e 13)”.

A primeira obra a se apresentar no DUO 14 anos é Memórias de Fogo, solo de Saulus Castro, que também dirige e assina a dramaturgia, no dia 10 de outubro, às 20h. O espetáculo é uma fábula lírica e não-linear que trama e expõe as estruturas de poder e a exploração de terras e gente no percurso socio-histórico nas Américas. Esta montagem, que teve sua estreia em 2019, é inspirada nas obras As veias abertas da América Latina e na trilogia Memória do fogo, de Eduardo Galeano, e é o mote da pesquisa de Mestrado de Saulus pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC UFBA).

No dia 11 de outubro, às 20h, o ator Israel Barreto apresenta o solo “O Avô e o Rio” (2018). O rio é rito de passagem, metáfora para contar uma convivência marcada por ensinamentos, respeito, de amor mútuo, ainda que em muitos momentos falte o afago, o carinho desse avô endurecido. Neste enredo, a peça nos leva a refletir em temas que envolvem a interferência do homem na natureza: a transposição e o desmatamento das vegetações às margens dos rios impactando no seu ecossistema; a subsistência das populações ribeirinhas. Foi indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2019 nas categorias Melhor espetáculo e Melhor Ator.

Sonhar: estar atento e à escuta do imaginário e dos desejos. Pelos caminhos para conquista dos sonhos, persistência e aprendizagem na trajetória. É assim que o Coletivo DUO tem caminhado nos últimos 14 anos, desde a sua fundação em 2010. Neste caminho do sonhar, em 2016, estreou o primeiro espetáculo infanto-juvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”, que terá duas sessões, 12 e 13 de outubro, às 16h, na Sala do Coro. A obra traz o conto de dois jovens que desejam encontrar uma ilha nunca antes descoberta. A dramaturgia, encenação e composições originais são de Saulus Castro, que também atua ao lado de Eduarda Duarte, Israel Barretto e Letícia Mello. “Em Busca da Ilha Desconhecida” é uma adaptação do livro “O conto da Ilha Desconhecida”, do autor José Saramago.

Coletivo
Fundado em 2010 por Saulus Castro e Jonatan Amorim, o Coletivo DUO produz solos, espetáculos coletivos, musicais, seminários, além de atividades formativas e projetos que buscam mobilizar a economia criativa, atender a públicos diversos e, historicamente, alijados dos espaços e edifícios teatrais, contribuindo para a transformação de realidades, descentralização e democratização de acesso.

Poeticamente, o Coletivo DUO traz em suas montagens estéticas teatrais que se aproximam do fantástico, permeadas pelo exercício do imaginário e pelo amplo espectro de realização de suas dramaturgias, buscando sempre por fabulações que convirjam a musicalidade e o lirismo, e que toquem em temáticas político-sociais, flertando com a comédia e o drama.

Compõem o repertório do DUO: “deriva” (2014); “À flor da pele” (2017); “Em Busca da Ilha Desconhecida” (2016); “Arturo Ui – uma parábola” (2017); “Arraial” (2018); “O Barão nas Árvores” (2018); “O Avô e o Rio” (2019); “Memórias do Fogo” (2019); “Jonas: Dentro do grande peixe” (2021); “O Caminho dos Mascates” (2022); “MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania” (2023).

Serviço
O quê: Mostra Coletivo DUO – 14 anos
Quando: 10 a 13 de outubro – “Memórias do Fogo” (10, às 20h), “O Avô e o Rio” (11, às 20h) e “Em Busca da Ilha Desconhecida” (12 e 13, às 16h)
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Campo Grande)
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) – vendas na Plataforma do Sympla ou na Bilheteria do TCA – https://bileto.sympla.com.br/event/98349