Como a fisioterapia pode ajudar as crianças atípicas a alcançarem seu máximo potencial?

Neste domingo (08/09), se comemorou o Dia Mundial da Fisioterapia. A data reconhece a importância desse profissional na vida das pessoas, incluindo crianças atípicas. De acordo com a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, a área contribui significativamente para a reabilitação de crianças com deficiências e atrasos no desenvolvimento. “Através da cinesioterapia e do uso de técnicas especializadas, a fisioterapia não apenas atua para inibir padrões de movimento patológico, mas auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor, além de promover o aumento e a recuperação da força muscular, da flexibilidade, da coordenação dos membros e do tronco, e sobretudo garantir a funcionalidade e a participação das crianças”, explica.

Segundo Jamaica, a fisioterapia é uma área de extrema importância para o bem-estar de crianças com deficiência. “Entre os diversos tratamentos voltados para essas crianças, essa ciência da saúde é fundamental, pois impulsiona habilidades ao melhorar funções básicas, ajudando os pequenos a conquistarem independência nas atividades diárias e na interação social”, conta.

“Nesse sentido, a fisioterapia ajuda as crianças atípicas a alcançarem seu máximo potencial, proporcionando o domínio necessário para realizar atividades que exigem habilidades motoras, facilitando a conquista de marcos importantes do desenvolvimento, como se sentar e andar. Além disso, a fisioterapia promove a interação social, aumentando a autonomia dessas crianças e melhorando sua qualidade de vida”, acrescenta.

Vale ressaltar que essa profissão não se restringe apenas a crianças com limitações físicas. “Ela é responsável por prevenir e treinar indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, incluindo aqueles com transtorno do espectro autista”, conclui Jamaica.

A partir de abordagens multidisciplinares fundamentadas na fisioterapia, a Clínica Espaço Kids utiliza recursos terapêuticos, como as abordagens Therasuit, Cuevas Medek Exercises, Mig e Treini, o método Prompt, pilates adaptado, Sena, Conceito Neuroevolutivo Bobath, Eletroterapia Funcional (Tens, FES, Tases e Laser), Bandagem funcional, integração sensorial, método multigestos, treinamento locomotor, comunicação alternativa, estimulação visual e treinamento neuromuscular em gaiola de habilidades.