Como transformar o planejamento estratégico em ação?
Uma máxima no mundo dos negócios é que, sem um bom planejamento estratégico, é impossível fazer o empreendimento crescer no mercado. Por isso, muitas empresas dão prioridade a formalizar suas estratégias, em busca de prosperar diante da concorrência. No entanto, um dos maiores desafios é justamente colocar o plano em ação no cotidiano. Afinal, no papel as ideias sempre parecem mais simples do que na prática.
Nesse cenário, os administradores de empresas, consultores de gestão empresarial e sócios fundadores da ARCOS Consultoria, Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, apontam os caminhos e estratégias para construir um planejamento estratégico eficiente e colocá-lo em ação. “O planejamento estratégico nada mais é do que estabelecimento de objetivos e metas com foco no longo prazo (ou prazos muito bem estabelecidos). Ou seja, são ideias que serão executadas no decorrer de alguns anos. É algo essencial para qualquer empresa”, explicam os administradores.
Como montar o planejamento estratégico?
Para traçar um plano estratégico, primeiramente, é preciso considerar a filosofia empresarial, que se refere aos princípios, valores e crenças fundamentais que guiam as ações e decisões de uma empresa. Segundo Alexandre, nesta etapa é importante revisitar os propósitos da empresa e revisá-los, se necessário.
“É importante ter claro a missão, visão e valores alinhados à rotina produtiva do negócio. Garantir que esses três elementos estejam bem definidos e atualizados é um passo essencial para alinhar objetivos e promover um planejamento estratégico sólido e eficaz, que sustente o sucesso da empresa a longo prazo”, diz Alexandre.
Outro passo importante para a construção do planejamento estratégico é a Análise FOFA, metodologia usada por organizações que levanta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos ambientes internos e externos, cruzando informações que serão desdobradas na matriz FOFA (ou matriz SWOT), afirma Danhil. De acordo com ele, para iniciar ou conduzir um negócio com sucesso, é fundamental compreender o ambiente interno e externo, avaliando como o mercado responde à solução oferecida. Sem essa análise cuidadosa, o administrador explica que a empresa corre risco de adotar estratégias equivocadas e quebrar.
Além disso, Danhil ressalta que os dados e as estatísticas do negócio devem servir como direção para um planejamento estratégico efetivo, uma vez que é fundamental se basear nos resultados de indicadores para definir metas e objetivos claros. “As decisões não podem ser tomadas com base em crenças ou senso comum, como acontece com muitos empreendedores. Esse conjunto de números, tanto financeiros quanto não financeiros, forma o chamado scorecard, um painel que orienta as decisões e permite a elaboração de um plano focado em alcançar resultados concretos”, pontua o administrador.
Depois da construção dos objetivos, de acordo com Alexandre, a empresa deve definir o plano de ação através da metodologia 5w2h, uma ferramenta de qualidade que orienta as tomadas de decisão e o desenvolvimento de projetos das empresas. A abordagem aplica-se a sete perguntas-chave. São elas: o que será feito? Por que? Onde? Quando? Por quem? Como e quanto vai custar?
“Responder a essas questões de maneira clara e objetiva fornece um direcionamento mais preciso para a execução das estratégias empresariais. Por isso, o 5W2H é muitas vezes visto como um checklist que auxilia na consideração de todos os aspectos relevantes do planejamento”, destaca o administrador.
No entanto, muitos gestores montam um plano estratégico sem seguir a metodologia correta e devido a isso não conseguem executá-lo. Esse é o principal motivo para o planejamento estratégico não virar ações. “Muitos erros são cometidos quando o percurso correto de elaboração de um planejamento estratégico não é seguido. O mais comum é estabelecer metas impossíveis. Isso desmotiva os colaboradores, uma vez que dedicam esforço para alcançar o resultado esperado, mas nunca conseguem atingir a meta”, explica.
Quanto mais claro e exequível for o planejamento estratégico da empresa, mais fácil será transformá-lo em ações reais. Assim, maiores serão as contribuições da equipe para que as metas sejam cumpridas, afirma Danhil. “Além disso, é importante estabelecer ações que condizem com a realidade da empresa e que possam trazer resultados efetivos para o negócio”, completa o administrador.
Sobre a Arcos Consultoria
Com 14 anos de atuação na Bahia, a ARCOS Consultoria é referência em estratégias para fortalecer o negócio, melhorar processos e auxiliar em soluções de gestão. Fundada pelos administradores Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, a empresa tem um portfólio abrangente de serviços que incluem assessoria, consultoria e mentoria empresarial, com abordagens personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente para auxiliar as empresas em diversas áreas, incluindo planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing e vendas, padronização de processos e finanças empresariais. A ARCOS já atendeu mais de 200 empresas, incluindo o SEBRAE como um de seus clientes, e capacitou mais de 500 pessoas ao longo de sua trajetória, com atuação nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Itaberaba.