Como usar óleos essenciais para otimizar seus treinos?

Os óleos essenciais são amplamente utilizados para cuidados com os cabelos, a pele e até na alimentação. Utilizados há milhares de anos por diferentes culturas, esses compostos aromáticos são, atualmente, estudados por pesquisadores, que avaliam suas propriedades e benefícios para a saúde física e mental, como o uso para otimizar treinos e acelerar a recuperação de esportistas.

Segundo a farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Flora Essências, Taciana Lisboa, integrar esses compostos à rotina de exercícios pode ser fundamental para melhorar o desempenho. “Além desse efeito, a aromaterapia ajuda a reduzir o estresse e melhora a qualidade do sono, proporcionando uma abordagem completa para o bem-estar físico e mental”, explica a especialista, que compartilha quatro óleos essenciais recomendados para potencializar os treinos:

Óleo essencial de alecrim:

Conhecido por suas propriedades estimulantes, o óleo de alecrim melhora a circulação sanguínea e a concentração, contribuindo para um desempenho mais eficaz e uma recuperação mais rápida. “A pessoa pode preparar uma compressa quente com algumas gotas do óleo misturadas em água morna e aplicar nas áreas doloridas após o exercício para auxiliar na recuperação muscular”, conta Taciana.

Óleo essencial de eucalipto 
 
Ideal para melhorar a respiração, o eucalipto ajuda a desobstruir as vias respiratórias e alivia a congestão, tornando-se um aliado poderoso para treinos mais exigentes. “O indivíduo pode utilizar algumas gotas em um inalador para uso antes e durante o exercício”.

Óleo essencial de lavanda

Com suas propriedades relaxantes, o óleo de lavanda reduz o estresse e promove um relaxamento muscular eficiente, facilitando a recuperação após os exercícios. “Aplicar nas áreas de tensão muscular após o treino, ou adicionar algumas gotas no seu banho ajuda a promover o relaxamento e a recuperação muscular”, informa a especialista.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Este óleo é conhecido por sua capacidade de energizar e estimular a mente, ajudando a manter o foco e a disposição durante atividades físicas intensas. Evidências científicas mostram que o óleo de hortelã-pimenta está associado a uma melhora na força muscular. “Pode ser ingerido diluído em água (1 gota do óleo em um copo) ou a pessoa pode adicionar algumas gotas a uma toalha quente e colocar sobre a testa e pescoço. Isso pode ajudar a aumentar a clareza mental e a concentração antes ou durante o treino”, orienta Taciana. 

Flora Essências Endereço: Max Center (loja 33) – ItaigaraFuncionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 15hMais informações: (71) 3511-2915 | @flora.essencias. 
Crédito foto: Freepik