CrossFit e a coluna: cuidados para evitar lesões na prática da modalidade

O CrossFit, modalidade de treinamento de alta intensidade, tem atraído muitos adeptos nos últimos anos devido aos benefícios para a saúde e à melhora no condicionamento físico. No entanto, por envolver exercícios de alto impacto, como levantamento de peso, corridas, saltos e movimentos repetitivos, a prática exige atenção redobrada para evitar lesões, especialmente na região da coluna vertebral.

De acordo com o ortopedista especialista em coluna Djalma Amorim Jr., membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), o CrossFit não é mais lesivo que outros esportes de impacto, como o futebol, mas pode provocar problemas como hérnias de disco lombares, contraturas musculares e até fraturas por estresse se for realizado de forma inadequada.

“Qualquer modalidade esportiva pode causar lesões, mas no CrossFit, a execução incorreta ou o excesso de carga são fatores de risco. A recuperação dessas lesões dependerá da gravidade, sendo essencial adotar cuidados preventivos para minimizar esses problemas”, explica o especialista.

Dicas para prevenir lesões na coluna durante o CrossFit:

  1. Aprenda a técnica correta: Antes de aumentar a carga ou a intensidade dos exercícios, certifique-se de que domina a execução técnica.
  2. Aumente a carga gradualmente: Progredir de forma lenta e segura ajuda a evitar sobrecargas.
  3. Ouça o seu corpo: Respeite seus limites e reduza a intensidade ou descanse caso sinta dores ou desconfortos.
  4. Tenha supervisão profissional: Um instrutor qualificado pode ajudar a ajustar a postura e evitar movimentos incorretos.
  5. Fortaleça a musculatura: O fortalecimento dos músculos protege as articulações e diminui o risco de lesões.

O Dr. Djalma ressalta que, quando o CrossFit é praticado com acompanhamento adequado, ele ajuda no fortalecimento muscular, o que protege as articulações e melhora a saúde da coluna.

Para diagnósticos e tratamentos de dores e lesões na coluna, o ortopedista Djalma Amorim Jr. atende em clínicas renomadas de Salvador, como o Centro Médico Hospital Aliança, Itaigara Memorial, Clínica CICV e Hospital Português.