Curto Circuito das Artes inicia ocupação artística em Salvador com exposição “Plantações de Autoestima”
A 2ª edição do Curto Circuito das Artes começa nesta quarta-feira (20), no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, com o lançamento da exposição Plantações de Autoestima, às 17h. O evento, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com a Funarte, oferece uma programação gratuita até fevereiro de 2025, ocupando 10 espaços culturais com exposições, residências artísticas e apresentações que destacam a diversidade cultural da cidade.
A exposição, assinada pelos artistas visuais Sagaz e Pipino, mistura graffiti, escultura e instalações que exploram temas como empoderamento negro, saúde mental e a valorização da agricultura familiar. Durante o evento, serão realizadas oficinas de técnicas artísticas, promovendo a interação criativa com o público.
Residências e apresentações culturais
Além da exposição, o festival inclui três residências artísticas e 12 espetáculos de teatro, música, dança e circo. As residências, como Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea e Mergulho – O Poder do Som, acontecem em espaços como a Casa do Benin e o Espaço Boca de Brasa.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destaca o impacto do evento: “Nosso objetivo é dinamizar a cena cultural da cidade, promovendo inclusão, diversidade e amplo acesso à cultura.”
O Curto Circuito das Artes vai até 16 de fevereiro de 2025, passando por locais como a Casa do Benin (Pelourinho), Café-Teatro Nilda Spencer (Barroquinha) e Espaço Cultural da Barroquinha, com programação para todos os públicos.