Da Itália para Salvador: chef com estrela Michelan prepara jantar especial no Lotti Marina
O chef italiano Luca Abbruzzino, premiado com estrela Michelan, assina cardápio exclusivo para evento do Lotti Marina, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Nascido e criado na cena gastronômica da Calábria, Luca deu os primeiros passos na cozinha do conceituado restaurante da família, o Abbruzzino. O pai, Antônio, foi o seu maior mentor.
A tradição familiar e o frescor dos produtos locais são a receita do sucesso do restaurante Abbruzzino. Essa combinação chegará às mesas dos clientes do Lotti em pratos com os sabores e os ingredientes da Calábria que Luca trará na bagagem. São produtos típicos que não se encontram no Brasil, como a ‘nduja -o salame calabrês, bastante picante, feito com carne de porco e especiarias – e a sardela, preparada por ele com peixes encontrados somente na Calábria. “A matéria-prima é a chave de tudo e elas têm que ser excelentes”, destaca Luca Abbruzzino.
O chef italiano que se tornou um símbolo da revolução gastronômica da Calábria chega ao Brasil especialmente para o evento do Lotti. Ele se destaca, além da valorização regional, também pelo sabor e pelas memórias da família. No menu serão oferecidos pratos irresistíveis, possíveis de serem saboreados apenas na Itália, como a “fiori di zucca”, a flor de abobrinha recheada, servida com camarões, uma entrada que é destaque da culinária da costa da Calábria.
Os sabores da Calábria estarão destacados também no Risoto com amêndoas, sardela levemente picante e cebola roxa; no Raviolo recheado com ragu de bochecha bovina, espuma de queijo caciocavallo e tartar de carne e no Carré de cordeiro, com salada de figos, chicória e gergelim.
O menu degustação será servido em três ou quatro passos: com antipasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou completo, em quatro passos. “Essa é mais uma experiência que oferecemos aos nossos clientes, provar os sabores da Itália, da riquíssima gastronomia da Calábria, da verdadeira tradição da culinária regional italiana como nunca se viu no cenário baiano”, conta Murcio Dias, sócio proprietário do Restaurante Lotti.
SOBRE LUCA ABBRUZZINO
A paixão de Luca Abbruzzino pela culinária nasceu na tradição familiar. Sua experiência profissional foi enriquecida em alguns dos mais prestigiados restaurantes da cena gastronômica mundial, como o Piazza Duomo, Osteria del Povero Diavolo, Uliassi, Torre del Saracino, Michel Bras Toya Japão e Les Grand Restaurant.
Em 2012, Luca assumiu o comando do restaurante Abbruzzino, primeiro a receber uma estrela Michelin na Calábria quando o jovem chef tinha apenas 23 anos. Em 2015, chegou à final do S. Pellegrino Young Chef e, no mesmo ano, foi premiado como Melhor Jovem Chef de Itália 2016 pelo Guia L’Espresso.
Sua relevância no cenário gastronômico internacional veio em 2017, quando o New York Times incluiu o Abbruzzino entre os 52 destinos imperdíveis do mundo.