Del Feliz vence Troféu Zelito Miranda de melhor música do São João
O cantor e compositor Del Feliz conquistou o Troféu Zelito Miranda de melhor música do São João com a canção “Tu e Eu”. A música recebeu 108.816 votos, correspondendo a 51,51% do total, reafirmando a popularidade e a influência do artista no cenário musical nordestino e nacional.
Este é o quarto ano consecutivo que Del Feliz vence o prêmio, tendo sido agraciado anteriormente em 2021 com “Pra te ninar”, em 2022 com “O som do São João”, e em 2023 com “Meu dengo”.
Del Feliz é reconhecido não apenas por sua voz, mas também por sua trajetória como compositor. Suas obras têm sido premiadas e homenageadas tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2019, ele recebeu o Troféu Gonzagão, considerado o Oscar da música nordestina, em Campina Grande-PB, com a canção “Eu sou o São João”.
Além disso, uma de suas composições, “Santo Amaro”, foi gravada pela cantora Maria Bethânia, no DVD “De Santo Amaro à Xérem”.
Nascido no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, no nordeste baiano, Del começou a escrever cordéis aos 11 anos. Desde então, acumulou centenas de composições, incluindo o hino do São João da Bahia, gravado por 40 cantores e disponível em versões em inglês, francês e espanhol.
O artista já visitou mais de 50 países, promovendo as raízes nordestinas internacionalmente. Del Feliz é padrinho da campanha nacional pelo reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está na luta pra que o forró se torne Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, junto com membros do Fórum Nacional do Forró de Raiz. Nessa caminhada, Del Feliz esteve recentemente em Paris, representando a Bahia, junto com uma comitiva que incluiu secretários de cultura de outros estados, recebido pela japonesa Fumiko Ohinata, na sede da UNESCO.
Confira a agenda SÃO PEDRO
28 de junho – Pintadas
28 de junho – Ipirá
29 de junho – Irecê
30 de junho – Morpará