Desmatamento cai 54% na Bahia em 2024 e estado deixa ranking dos maiores destruidores

A Bahia registrou uma queda histórica de 54,15% no desmatamento em 2024, passando de 290 mil para 133 mil hectares de vegetação nativa suprimida. Com esse resultado, o estado caiu da segunda para a quinta posição no ranking nacional de áreas com maior desmatamento. Os dados são do Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024), divulgado nesta quinta-feira (15) pelo MapBiomas Alerta, em evento realizado em Brasília.

Representando a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o diretor de Fiscalização Ambiental Eduardo Topázio destacou a importância de ferramentas como o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que já conta com mais de 1,2 milhão de registros no estado. “O CEFIR permite cruzamento com imagens de satélite, agiliza a fiscalização e estimula a regularização ambiental”, explicou.

Além disso, o Programa Bahia + Verde, lançado em 2023, tem sido fundamental para orientar políticas de preservação e recuperação ambiental, integrando ações em energia limpa, recursos hídricos, educação ambiental e combate às mudanças climáticas.

Outro destaque é o Pacto Pelo Cerrado, iniciativa da Sema e do Inema voltada para frear o desmatamento ilegal com ações de monitoramento, recuperação de áreas degradadas e engajamento da sociedade civil.

Apesar dos avanços, o relatório alerta que mais da metade da área desmatada entre 2019 e 2024 na Bahia teve algum tipo de autorização legal, o que coloca o estado como o segundo do país com maior percentual de desmatamento autorizado (54,9%).

Ainda assim, a Bahia se destacou como o único estado do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a registrar queda no desmatamento em 2024, evidenciando os resultados das fiscalizações planejadas, novas tecnologias e monitoramento por satélite.

No panorama nacional, o Brasil perdeu 1,24 milhão de hectares de vegetação nativa em 2024, uma redução de 32,4% em relação ao ano anterior.