Dia da Astronomia: Exposição imersiva no Museu Geológico da Bahia encanta visitantes
O Museu Geológico da Bahia (MGB) comemorou o Dia da Astronomia neste domingo (1º) com uma programação especial na Sala do Universo. Entre as 13h e 17h, os visitantes puderam explorar de forma imersiva os mistérios do cosmos, em uma exposição que alia conhecimento científico e efeitos especiais. A experiência aborda a expansão do Universo com base na teoria do Big Bang, ocorrida há cerca de 14 bilhões de anos.
Referência em cultura e ciência, o MGB é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) e conta com um dos maiores acervos geocientíficos do país. “O MGB é um espaço acolhedor e completo, que convida o público a mergulhar na história e nas riquezas do seu acervo, através de visitas guiadas e projetos socioculturais”, destacou o secretário da pasta, Angelo Almeida.
Uma viagem pela ciência e história
Com 49 anos de existência, o MGB abriga mais de 20 mil peças, entre elas o meteorito Bendegó, o maior em massa recuperada no Brasil. Além disso, o espaço conta com a obra “Flor de Pedras”, de Juarez Paraíso, e uma sala de cinema, além de uma cafeteria e área de convivência.
O museu oferece visitas pedagógicas para grupos de no mínimo 15 pessoas, que devem ser agendadas previamente pelo telefone (71) 3115-7971 ou pelo e-mail mgb@sde.ba.gov.br. Com entrada gratuita durante todo o ano, o MGB está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória, e funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos finais de semana, das 13h às 17h.
Uma experiência educativa e cultural
A Exposição do Universo não apenas celebrou o Dia da Astronomia, mas reafirmou o compromisso do museu em promover o acesso à ciência e à cultura. Com atividades interativas e um acervo impressionante, o MGB segue como um ponto turístico imperdível em Salvador.