
Dom Sergio da Rocha preside Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa na Catedral Basílica de Salvador
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia convida os fiéis a vivenciarem intensamente os ritos da Semana Santa com a celebração do Tríduo Pascal, de 17 a 19 de abril, culminando no Domingo da Páscoa (20). Os eventos litúrgicos acontecerão na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, e serão presididos pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
A programação tem início na Quinta-feira Santa (17), às 9h, com a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais, reunindo todo o clero da Arquidiocese. À noite, às 18h, será celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com o tradicional rito do Lava-pés, que simboliza o serviço e a humildade de Cristo.
Na Sexta-feira Santa (18), às 15h, acontece a Ação Litúrgica Solene, em memória da Paixão e Morte de Jesus. Paralelamente, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, será realizada a Procissão do Senhor Morto, com a imagem do “Cristo do Cabra” sendo conduzida por militares do Exército pelas ruas do Centro Histórico. O cortejo segue até a Catedral, onde Dom Sergio fará o Sermão das Sete Palavras, encerrando a celebração com reflexão e reverência.
No Sábado Santo (19), às 18h, a programação segue com a Vigília Pascal, considerada a mais importante celebração do calendário cristão. É nela que se proclama a ressurreição de Cristo e se renovam as promessas batismais.
O Tríduo se encerra com a Missa da Páscoa na Ressurreição do Senhor, no Domingo (20), às 10h, também na Catedral Basílica, marcando o ápice da fé cristã com o anúncio da vitória da vida sobre a morte.
As celebrações são abertas ao público e representam um convite à renovação da fé, à meditação sobre os mistérios centrais da salvação e à vivência comunitária da Páscoa.