Ecofolia Solidária beneficia 3.300 catadores com estrutura e apoio no Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador 2025 será mais inclusivo e sustentável com a terceira edição do Ecofolia Solidária, ação que garantirá melhores condições de trabalho para 3.300 catadores de materiais recicláveis. O projeto, coordenado pelo Governo da Bahia, será lançado nesta quarta-feira (26), às 14h, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia (Palácio da Aclamação).

Entre os benefícios oferecidos aos catadores estão:
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – fardamento, botas, luvas e protetor auricular
11 Centrais de Apoio ao Catador em Salvador (além de unidades em Barreiras e Itabuna)
Pontos de descanso e alimentação com a distribuição de 14.000 refeições
Espaços de higiene pessoal com chuveiros disponíveis em Ondina e no Palácio da Aclamação
Acesso a terapias integrativas, como massoterapia e meditação

Fortalecimento da reciclagem e da economia solidária

As centrais de apoio contarão com balanças, prensas e caminhões para transporte dos materiais, garantindo a comercialização direta e evitando atravessadores. Em 2024, foram recicladas 174,8 toneladas de resíduos, e a meta para 2025 é ultrapassar 210 toneladas.

Além disso, um levantamento será feito para a emissão gratuita da Carteira de Identificação Nacional (CIN) para os catadores.

Bloquinho Ecofolia Solidária leva mensagem de respeito aos catadores

Para conscientizar os foliões sobre a importância da reciclagem e do respeito aos catadores, o Bloquinho Ecofolia Solidária sairá no dia 26/02, na Barra, às 16h, ao som da banda feminina de percussão Yayá Muxima.

O Ecofolia Solidária é uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio das pastas de Meio Ambiente (Sema), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Políticas para Mulheres (SPM), Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), além de cooperativas de catadores e outras entidades.

Com essa iniciativa, o Carnaval de Salvador não só garante a festa na avenida, mas também promove inclusão, trabalho digno e sustentabilidade!