
Economia Solidária oferece ovos de Páscoa mais saudáveis e com preço justo em Salvador
Nesta Páscoa, quem busca alternativas mais saudáveis, sustentáveis e com preço acessível pode apostar nos chocolates produzidos pelos empreendimentos da economia solidária da Bahia. Os produtos estão à venda em Salvador e se destacam por conter mais cacau, menos açúcar, ausência de conservantes e uma proposta de produção que valoriza o trabalho coletivo e consciente.
Disponíveis nas lojas dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), localizadas no Salvador Shopping (piso L1 e L2), os chocolates são fabricados por cooperativas e associações de oito municípios da região sul do estado, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Um dos principais nomes é a Chocosol, de Ilhéus, considerada a primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil. Outra referência é a marca Chocolates da Jú, premiada internacionalmente e reconhecida pelos sabores variados — do tradicional ao leite aos intensos 70% cacau, com adição de ingredientes como banana e frutas vermelhas.
Além da qualidade, a proposta vai além do sabor. “É importante consumir os chocolates da economia solidária porque são produtos com história, feitos por grupos familiares, associações e cooperativas. Nossos chocolates não têm glúten, conservantes ou aromatizantes. E os com 60% cacau ou mais não têm lactose, sendo ótimos para quem tem intolerância”, destaca David Mendes, da Chocosol.
Os preços também são atrativos: um ovo de chocolate 55% cacau com 250 gramas sai por R$ 40, enquanto uma barra de 30g com 30% cacau e laranja pode ser adquirida por apenas R$ 11.
Com 18 marcas participando da rede solidária, os consumidores têm a chance de contribuir com um modelo de economia mais justo e sustentável, que valoriza o trabalho coletivo e gera impacto positivo nas comunidades produtoras de cacau no sul da Bahia.
Nesta Páscoa, consumir chocolate vai além do sabor — é também um ato de apoio à produção local, ao comércio justo e à transformação social.