Edital Braskem seleciona projetos de robótica e sustentabilidade na Bahia

Dois projetos baianos inovadores foram contemplados pela 3ª edição do Edital Braskem – Projetos que Transformam. A Associação Paulo Tonucci, de Camaçari, e a ONG Alvorecer Bahia, de Candeias, receberam o incentivo para iniciativas que promovem educação em robótica sustentável e empreendedorismo com produtos químicos ecológicos. Juntos, os projetos beneficiarão cerca de 150 jovens e adultos.

O projeto Robótica Sustentável, realizado em Camaçari, capacitará 50 adolescentes, de 12 a 18 anos, especialmente estudantes da rede pública. Com foco na educação tecnológica, os jovens aprenderão lógica de programação, robótica e reaproveitamento de materiais eletrônicos descartados. A coordenadora Liliane Cavalcante destaca o impacto ambiental e educacional: “Queremos que eles continuem estudando e busquem formação técnica e profissional.”

Já a ONG Alvorecer Bahia, de Candeias, lidera o projeto Rede Biocriativa, capacitando 100 jovens e adultos na formulação de produtos de limpeza ecológicos e cosméticos naturais. O curso também incentivará a criação de pequenos negócios sustentáveis, oferecendo suporte técnico e construção de um laboratório para prática. “O edital foi essencial para tirarmos a ideia do papel e ampliarmos nossa atuação”, afirma Diego Almeida, diretor da ONG.

Com apoio da Lei Rouanet, o edital Braskem destina até R$ 50 mil por iniciativa para fomentar a transformação social e econômica em comunidades próximas às operações industriais da empresa.