Empreendedorismo: estratégias de divulgação digital aumentam o reconhecimento da marca, aponta estudo

Meio de grande interatividade, a internet é um difusor quase instantâneo de informações. Assim, seja para um simples anúncio ou para uma campanha de divulgação mais sólida, as redes sociais se configuram como relevantes aliadas do empreendedorismo, principalmente ao tornar novos negócios conhecidos.

De acordo com o estudo “Digital advertising effectiveness”, da IAB Europe, anúncios digitais aumentam significativamente o reconhecimento da marca, melhorando a percepção dos consumidores e incentivando ações de compra. A pesquisa comparou a eficácia dos anúncios digitais com outras mídias, mostrando que eles geram resultados comparáveis em métricas como intenção de compra e favorabilidade da marca.

Dentro desse universo, a empreendedora e fundadora da Afrocentrados Colab, Cynthia Paixão, destaca como a internet pode ser uma alternativa essencial para o crescimento de novos negócios. “Com estratégias de conteúdo orgânico e publicidade paga, empreendedores de diversos níveis conseguem divulgar seus negócios com um orçamento reduzido em comparação a mídias tradicionais. Assim, ter uma boa presença nas redes é uma importante, visando o crescimento do negócio”.

Desse modo, a partir de estratégias de conteúdo orgânico e publicidade paga, empreendedores conseguem divulgar seus negócios com um orçamento reduzido em comparação a mídias tradicionais. Por meio das plataformas digitais, é possível alcançar um público diversificado, gerando um crescimento da marca.

Contudo, para que o aumento na reputação da marca seja confirmado, reverberando em uma ascensão do negócio, é necessário ter uma comunicação bem definida, sabendo quais são os valores a serem comunicados nas redes. Uma comunicação coesa, alinhada com propósitos da marca e público-alvo bem estabelecido podem ser diferenciais para uma divulgação eficaz.

Outra estratégia interessante pode ser o estabelecimento de parcerias com influenciadores bem selecionados, reforçando um alcance nas redes sociais. De acordo com o estudo “Quem te influencia?”, da Mindminers em parceria com a YOUPIX, 6 em cada 10 seguidores já compraram algum produto ou serviço recomendados por influenciadores.

Cynthia Paixão destaca como uma comunicação assertiva pode gerar uma fidelização e atrair novos clientes para os empreendimentos. “As redes sociais ajudam a criar uma conexão e fidelizar clientes. Sem dúvidas, ter uma comunicação clara em relação a ideais, valores e público-alvo é essencial, principalmente para encontrar novos clientes que passam a ver o empreendimento com um olhar de confiança. Na Afrocentrados, por exemplo, estamos sempre divulgando ações e nossos serviços, com uma comunicação clara para nosso público”, conclui.