Ensino municipal de Salvador supera índices pré-pandemia e avança na qualidade do aprendizado

O ensino público de Salvador dá sinais de recuperação e avanço na aprendizagem dos estudantes. A Rede Municipal de Ensino alcançou um índice de proficiência de 5.93 na edição 2024 do Programa Salvador Avalia (Prosa), superando em 21% o resultado de 2022, ano marcado pela retomada integral após a pandemia da covid-19, e ultrapassando o índice pré-pandemia de 2019, que foi de 5.79.

Esses resultados, divulgados na última quarta-feira (29) durante o 1º Encontro Formativo para Gestores Escolares, mostram que os estudantes da capital baiana estão recuperando a qualidade do aprendizado e alcançando novos patamares no Ensino Fundamental. O evento, realizado no Centro de Formação Emília Ferreiro, no Costa Azul, trouxe uma análise dos programas de avaliação externa e traçou estratégias para o planejamento pedagógico de 2025.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, os números são animadores. “Vimos crescimento praticamente em todos os anos de escolarização, em especial no 5º ano, com indicadores que ultrapassam as marcas pré-pandemia. Isso nos permite afirmar que nossos alunos estão virando a página desse período e buscando voos ainda mais altos”, destacou.

Entre as ações que impulsionaram os resultados estão programas como o Aprender +, realizado aos sábados com atividades lúdicas, e o fortalecimento da infraestrutura das escolas, que inclui a climatização de salas de aula e a construção de novas unidades – 21 escolas estão previstas para serem concluídas até 2025.

O Prosa, criado em 2013 pela Prefeitura de Salvador, utiliza uma metodologia similar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avalia os estudantes em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Os dados ajudam a Secretaria Municipal da Educação (Smed) a diagnosticar fragilidades e planejar intervenções pedagógicas.

“Esses sistemas de avaliação são fundamentais para orientar as tomadas de decisão e definir prioridades. Salvador está no caminho certo ao investir na avaliação como política educacional”, afirmou o professor Wagner Rezende, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd).

Com um diagnóstico claro e estratégias definidas, a expectativa é que o desempenho dos estudantes de Salvador continue avançando em 2025, refletindo uma educação mais inclusiva e de qualidade.