Escola do Exército em Salvador forma novos oficiais em cerimônia solene

No dia 20 de novembro, a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), em Salvador, será palco da formatura de novos oficiais do Exército Brasileiro. A solenidade, que começa às 9h, contará com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e de outras autoridades civis e militares. Na ocasião, será realizada a entrega da espada aos formandos, simbolizando a entrada oficial dos novos oficiais nas Forças Armadas.

A turma de formandos deste ano, batizada de “Batalhão Oswaldo Cruz”, é composta por 63 tenentes de áreas de Saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia; 32 do Quadro Complementar de Oficiais, com profissionais de Administração, Direito, Psicologia e outras áreas; além de 2 capelães militares. Esses profissionais foram preparados para atuar em mais de 50 cidades brasileiras, contribuindo com serviços de saúde, assistência religiosa e atividades administrativas do Exército.

O curso de formação, com duração de 37 semanas, abrangeu três fases principais: a Formação Individual Básica, a Formação Militar de Oficial e a Formação Específica, nas quais os alunos participaram de um estágio supervisionado em várias regiões do Brasil, incluindo cidades na Amazônia, além de atividades voltadas ao desenvolvimento de liderança e aprimoramento técnico-científico.

A ESFCEx é uma das três escolas do Exército que formam oficiais de carreira, sendo responsável pela capacitação em áreas técnicas e de assistência, que são essenciais ao suporte das atividades militares e ao bem-estar das tropas. Formada em 2022 pela fusão das Escolas de Saúde e de Formação Complementar do Exército, a ESFCEx é hoje uma referência no ensino superior militar, integrando o Sistema de Educação Superior Militar do Exército.