Escola Picolino de Artes do Circo abre inscrições para Aulas Circenses

Referência há cerca de 40 anos na formação nas artes circenses, auxiliando na profissionalização de talentosos artistas de todas as partes do mundo, a Escola Picolino de Artes do Circo está com inscrições abertas para oficinas de Técnicas Básicas Circenses para Crianças, Acrobacia de Solo, Tecido Acrobático e Lira. Com aulas previstas para iniciar entre os dias 02 a 05 de outubro, as inscrições podem ser realizadas através de formulário virtual (link Aqui – https://docs.google.com/forms/d/1HFzK6e76OkwfXRjwRcZ7vT_tfMTsRpYppITzRGT5iyk/edit), pelo perfil no Instagram @circopicolino e presencialmente no picadeiro, na orla de Pituaçu.

As aulas circenses irão ocorrer no próprio Circo Picolino, que desde o último dia 01 de setembro embeleza a orla de Pituaçu com a sua nova lona chapéu de bruxa rosa. As oficinas de tecido acrobático, acrobacia de solo e lira, têm valores mensais de R$280,00. Já a de Técnicas Básicas Circenses para Crianças a mensalidade é de R$250,00. Todos os cursos vão até dezembro de 2024 e os inscritos participarão do espetáculo comemorativo “Viva o Circo ano XXXIX”.

A oficina de Tecido Acrobático, ministrada por Luana Tamaoki Serrat – filha dos criadores da Escola, inicia no dia 02 de outubro, com aulas sempre às terças e quintas, às 18h30, que combinam técnicas de aquecimento, alongamento e condicionamento físico específico para o tecido. A arte-educadora circense e contadora de histórias dará aula de Tecido Acrobático para Iniciantes, às terças 10h e sábados 09h.

Trabalhando o equilíbrio, coordenação e controle corporal, a oficina de Acrobacia de Solo terá como professor o artista circense Edicarlos Binho – que chega ao Picolino aos oito anos de idade – e ocorre às quartas e sextas, às 19h. A terceira turma é de Lira, com a artista circense Milena Miranda, com aulas às segundas e quartas, às 18h.

A quarta turma é a de Técnicas Básicas Circenses para Crianças, que trará técnicas como acrobacia de solo, trapézio fixo, corda indiana, equilíbrio em arame, malabares e muitas brincadeiras que envolvem a coragem, o desafio, o equilíbrio e a capacidade de socialização artística, será lecionada pela artista circense Nina Porto em parceria com EdiCarlos Santos, aos sábados, a partir das 15h.

Gratuidade
O Circo e a Escola Picolino sempre fez parte do debate acerca da atividade circense no Brasil, principalmente acerca da temática do “Circo Social”, logo que, sempre usou o ensino e a linguagem do circo para o enfrentamento das desigualdades e mazelas sociais, como ferramenta de promoção de cidadania. Por isso, estará disponibilizando vagas gratuitas para a comunidade de Pituaçu e adjacências.

Em 2024, o Picolino está com uma programação intensa de ações – festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artístico.