
EscolaDoc abre inscrições para ações pedagógicas em escolas públicas de Cachoeira e São Félix
A EscolaDoc – Ciclo Formativo em Documentário está com inscrições abertas para o chamamento de propostas pedagógicas voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. A iniciativa integra a programação do X CachoeiraDoc – Festival de Documentários, que acontece entre os dias 10 e 15 de junho.
As inscrições seguem até o dia 24 de abril, através do formulário disponível no site xcachoeiradoc.com. Serão selecionadas três propostas, que receberão o valor de R$ 2 mil cada para execução das atividades durante o mês de maio.
Oficinas, rodas de conversa, vivências, workshops e experiências de fruição são alguns dos formatos aceitos. O foco das ações é promover a sensibilização de jovens por meio do audiovisual como ferramenta pedagógica e de expressão criativa.
Segundo Melina Bomfim e Ingá Patriota, diretoras artísticas da EscolaDoc, o objetivo é estimular a diversidade e a inclusão no ambiente escolar, além de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes por meio do documentário. “Queremos provocar reflexões: que histórias os inspiram? Como contar seus cotidianos? Como enquadrar suas visões de mundo?”, explicam.
Podem participar do chamamento pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, residentes ou nascidas em Cachoeira e São Félix, além de coletivos, ONGs e associações, estejam regularizados ou não. Estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também estão aptos a participar.
A EscolaDoc é uma das vertentes do CachoeiraDoc, voltada para a formação em documentário com foco no território do Recôncavo, valorizando suas expressões culturais e históricas. A proposta é criar pontes entre práticas audiovisuais e pedagogias criativas dentro do contexto escolar.
O regulamento completo e mais informações estão disponíveis no site: www.xcachoeiradoc.com