Especialista dá dicas para evitar erros no Imposto de Renda e destaca atendimento gratuito na Unijorge

Com o prazo final da declaração do Imposto de Renda se aproximando, cresce a preocupação dos contribuintes em não cometer erros que possam levar à malha fina. Até o momento, mais de 800 mil baianos já prestaram contas à Receita Federal, mas ainda há milhares que devem enviar seus dados até 31 de maio. Para ajudar nesse processo, a Unijorge está oferecendo atendimento gratuito até o dia 29, no Campus Paralela, em Salvador.

Adriano Araújo, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijorge, alerta que os erros mais comuns incluem a omissão de rendimentos, preenchimento incorreto de dados como CNPJ e datas, além de despesas médicas não dedutíveis e a duplicidade na inclusão de dependentes.

“Um dos principais motivos que leva à retenção na malha fina é não declarar rendimentos de outras fontes. Também é importante informar imóveis e veículos com o valor de aquisição, e não com o valor de mercado”, orienta Adriano.

Outro ponto de atenção destacado pelo professor é a confusão entre os planos PGBL e VGBL. “O PGBL permite dedução no IR, ideal para quem faz a declaração completa. Já o VGBL não dá esse benefício, sendo mais indicado para quem declara no modelo simplificado”, explica.

Pensando em auxiliar quem ainda não declarou, a Unijorge segue com a ação “Declare seu Imposto de Renda com a Unijorge”. O serviço é voltado para declarações simplificadas e acontece de segunda a quinta-feira, das 15h às 19h. Os interessados devem se inscrever pelo site eventos.unijorge.com.br e comparecer com a documentação em mãos e senha Gov.br atualizada (nível Prata ou Ouro).

Segundo Adriano, mais de 1,5 mil atendimentos já foram realizados desde março, com participação de 75 estudantes voluntários. A expectativa é chegar a cerca de 2 mil declarações até o final do mês.