Especialistas explicam como como antecipar a aposentadoria investindo em imóveis
De acordo com dados divulgados pelo Censo Demográfico de 2022, a população, com idade superior a 65 anos no país, cresceu 57% em 12 anos. O total de pessoas nessa faixa etária já supera o número de 22 milhões. Já segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, o que representará um quinto da população mundial, o que significa que a expectativa de vida está se tornando cada vez maior, e todos esses dados refletem diretamente na aposentadoria.
O sistema previdenciário no Brasil, personificado como INSS, recebe contribuições da população ativa e, através dela, remunera a população aposentada. Mas o que acontece é que, com mais aposentados e menos pessoas trabalhando, essa conta pode não fechar e acontecer o mesmo episódio do ano de 2019, quando ocorreu a Reforma da Previdência, que acabou dificultando a vida de quem já pretendia se aposentar pelo INSS, inclusive não se descarta a possibilidade de futuras novas modificações.
Diante deste cenário e dos desafios que a realidade social de nosso país já oferece, se torna de grande importância começar a organizar a própria aposentadoria, que deve ser iniciada através do planejamento financeiro. Diversos investimentos disponíveis no mercado apresentam rendimentos bastante acima do que o INSS angaria com os fundos de previdência públicos. O especialista Francisco Carozzo, um dos líderes da Carozzo Desenvolvimento Imobiliário, explica que o investimento em imóveis tem se destacado como uma estratégia eficaz e popular para essa estruturação financeira, visando a aposentadoria, e conta com uma série de vantagens que a tornam atraente para muitos investidores que buscam construir um futuro financeiro sólido. “O setor de imóveis é conhecido por sua capacidade de gerar renda passiva, principalmente através de aluguéis. Essa característica é particularmente valiosa para aposentados, pois proporciona um fluxo de renda constante e previsível, complementando outras fontes de renda”, declara.
Os imóveis têm uma tendência histórica de valorização ao longo do tempo e geralmente apresentam uma trajetória de valorização que supera a inflação. Isso significa que o investimento em propriedades não apenas gera renda, mas também pode resultar em um aumento significativo do capital investido ao longo dos anos. Segundo um estudo realizado pela plataforma QuintoAndar, em algumas capitais brasileiras, o rendimento de aluguéis complementa a aposentadoria de 78% dos investidores de imóveis.
Para Leandro Carozzo, que também está à frente da Carozzo Desenvolvimento Imobiliário, outra vantagem do investimento imobiliário é a diversificação da carteira de investimentos. “Ao incluir imóveis em seu portfólio, os investidores podem reduzir o risco global de seus investimentos, uma vez que o mercado imobiliário, muitas vezes, se comporta de maneira diferente de outros mercados, como o de ações ou títulos. Esta diversificação é crucial para um planejamento de aposentadoria robusto, proporcionando uma sensação de segurança para muitos investidores devido à sua natureza tangível”, destaca.
Atualmente, o mercado imobiliário oferece grandes oportunidades para quem quer uma rentabilidade maior do que o aluguel recebido mensalmente. Com o advento de aplicativos, como o Airbnb e iniciativas como a Housi, possibilitam, por exemplo, que o investidor, pessoa física, possa prestar um serviço de aluguel de curta temporada, recebendo, na soma das diárias, aluguéis muito superiores aos contratos de longa duração. Ao integrar o investimento imobiliário de forma inteligente em uma estratégia de aposentadoria abrangente e bem equilibrada, os investidores podem construir uma base sólida para seu futuro financeiro, garantindo maior segurança e conforto durante os anos de aposentadoria.
Como forma de disseminar conhecimentos sobre o mercado imobiliário e as suas novas tendências, e incentivar mais pessoas a conquistarem sua liberdade financeira e uma aposentadoria segura, os empresários baianos Francisco Carozzo e Leandro Carozzo, sócios da Carozzo Desenvolvimento Imobiliário, criaram o Podcast Altamente Rentável, que é veiculado, de forma gratuita, no Youtube e em outras Plataformas como Deezer e Spotify, onde recebem semanalmente convidados, como especialistas do mercado e investidores, que compartilham insights valiosos sobre como começar a investir em imóveis e como alcançar a máxima rentabilidade possível. Também é possível acompanhar através da página do instagram @altamenterentavel.