
Espetáculo “Por que não nós?” estreia em Salvador com humor e reflexão sobre masculinidade
O palco do Teatro Jorge Amado, em Salvador, será o cenário para um debate atual, necessário e surpreendentemente divertido. Com sessões nos dias 17 e 18 de maio, o espetáculo “Por que não nós?” reúne os atores Samuel de Assis, Amaury Lorenzo e Felipe Velozo para discutir, com humor e sensibilidade, os impactos da masculinidade tóxica na vida dos homens.
A peça é construída a partir da amizade e intimidade de três personagens que compartilham segredos, ansiedades e emoções que, muitas vezes, são silenciadas pela cultura machista. Ao abordar saúde emocional, estigmas e preconceitos, os atores propõem uma reflexão sobre como os homens são socializados para não expressar sentimentos — tudo isso envolto em uma comédia que promete arrancar risos e também tocar o coração do público.
“Quisemos entender como somos atingidos pela contenção do que sentimos, mesmo rindo das angústias que isso provoca”, explica Felipe Velozo. Já Samuel de Assis destaca: “A história fala sobre como não fomos criados para discutir emoções. É um espetáculo sobre isso. Sobre a dificuldade que temos de nos relacionar emocionalmente”.
Com texto de Júlia Spadaccini e direção de Débora Lamm, a obra é um convite à desconstrução de padrões enraizados que afetam a saúde mental masculina e perpetuam violências — muitas vezes contra os próprios homens. “O teatro pode, e muito, contribuir para os debates que brotam das questões de gênero”, afirma Amaury Lorenzo.
A peça terá três sessões em Salvador: no sábado (17) às 21h, e no domingo (18) com duas apresentações — às 18h (sessão extra) e às 20h. Os ingressos custam R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia), disponíveis no Sympla.
Com realização da Diga Sim Produções e Samukaju Produções, e produção local da Carambola Produções, “Por que não nós?” traz um olhar inédito sobre o universo masculino, mostrando que é possível rir e refletir ao mesmo tempo.
🎭 Ingressos: Clique aqui para comprar