Estudantes da rede estadual conquistam vagas em universidades públicas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo o grande aliado dos estudantes na busca pelo ensino superior. Neste ano, diversos alunos da rede estadual da Bahia foram aprovados em cursos concorridos através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vestibulares, conquistando vagas em universidades públicas e gratuitas.
Um desses exemplos é Clarissa Alves, 18 anos, que concluiu o curso técnico em Manutenção com Suporte em Informática no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas. Agora, ela celebra a aprovação em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Sempre fui apaixonada pelo curso e sonhei em estudar em uma universidade pública. Agora, estou realizando esse sonho!”, conta.
No interior, Ruann Felliphe Paes, 18 anos, que estudou no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, em Santa Maria da Vitória, conquistou uma vaga em Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). “Foi um desafio conciliar os estudos com o trabalho, mas sempre tive o objetivo de ser médico e ajudar as pessoas”, relata.
Outro destaque é Carlos Alberto, 18 anos, aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele destaca o apoio da família, amigos e da Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do projeto “Tô com Você no Enem”, que ofereceu suporte na preparação para as provas.
Além das aprovações pelo Sisu, estudantes também conquistaram vagas por meio de vestibulares. Letícia de Almeida, 17 anos, que estudou no CEEP Pio XII, em Jaguaquara, foi aprovada em Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), enquanto Sandy Ribeiro, 19 anos, do Colégio Estadual de Cravolândia, garantiu sua vaga em Odontologia na mesma instituição.
O sucesso dos estudantes reflete o impacto do programa “Tô com Você no Enem”, que oferece aulões, simulados, transporte para os locais de prova e apoio na inscrição do exame, garantindo mais oportunidades para jovens da rede estadual.