Estudantes da rede estadual terão gratuidade no metrô para fazer as provas do Enem

Mais de 70 mil estudantes da rede estadual de ensino da Bahia poderão utilizar de forma gratuita o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, nos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 (3 e 10 de novembro). O acesso gratuito ao metrô, solicitado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), será exclusivo aos candidatos da rede estadual que, assim, poderão chegar aos locais de prova com tranquilidade e agilidade.

Na Bahia, estão inscritos 449.528 candidatos no Enem deste ano, sendo que 113.746 são alunos da rede estadual. Para embarcar no transporte metroviário sem pagar a tarifa, os 70.460 estudantes deverão se dirigir à catraca exclusiva na estação do metrô e apresentar o comprovante de inscrição e documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária. O maior fluxo deverá ocorrer a partir de duas horas antes da abertura dos portões e até duas horas após o encerramento do exame, ressaltando que o benefício não se estende à integração com os ônibus.

Este ano, a rede estadual registrou um aumento de 38% no número de inscritos no Enem – principal porta de entrada para o Ensino Superior no país –, em comparação a 2023. Este crescimento se deu graças ao “Tô com você no Enem”, plano de ação desenvolvido pela SEC que combina aprendizado e orientação especializada, servindo de suporte contínuo para que os concluintes da Educação Básica possam responder às questões das provas com agilidade e segurança, sem perder de vista também o fator motivacional. Para isso, a SEC seguiu um cronograma alinhado ao Ministério da Educação. Em abril, por exemplo, foi realizada uma mobilização nas escolas de todas as modalidades de ensino para garantir a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o exame e a efetivação do registro dos alunos.